Repositório Digital

A- A A+

Contando histórias de matemática em aulas de EJA

.

Contando histórias de matemática em aulas de EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contando histórias de matemática em aulas de EJA
Autor Galli, Jaqueline Klein
Orientador Carrasco, Lucia Helena Marques
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Ensino de matematica
História da matemática
[en] History of mathematics
[en] Learning
[en] Teaching
[en] YAE
Resumo Neste trabalho apresenta-se uma discussão acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de elucidar a contribuição motivacional que a contagem de histórias da matemática pode gerar nos estudantes desta modalidade de ensino. Tal perspectiva foi construída tendo em vista dificuldades de aprendizagem, dedicação aos estudos, heterogeneidade e evasão escolar dos estudantes de EJA. Como aportes teóricos são utilizados estudos contemporâneos relativos à EJA e à contextualização da História da Matemática na Educação Matemática. O objeto da pesquisa consiste em uma prática pedagógica realizada com turmas de alunos da rede estadual de ensino do RS, na qual a pesquisadora atuou participativamente, contando histórias da matemática escritas por ela. O caminho da investigação, por sua vez, consiste na observação e descrição das reações dos alunos durante as aulas em que se contavam histórias e nas aulas subsequentes. A análise do material registrado mostra que as histórias podem surgir da curiosidade do aluno por determinado assunto, transformando a aula em um ambiente de discussão, ou podem despertar curiosidades no decorrer de sua narrativa, incrementando o aprendizado. Destaca-se, também, que o envolvimento do aluno na aula surge, frequentemente, a partir de uma identificação com os personagens da história, tornando o ensino menos custoso e encorajador, ou seja, promovendo o aprendizado.
Abstract This paper presents a discussion about the Youth and Adult Education (YAE), with the goal of elucidate the motivational contribution that the count of stories of mathematics can bring forth in students of this modality of education. Such perspective was built owing to learning difficulties, dedication to studies, heterogeneity and school dropout of YAE students. As theoretical contributions are used contemporary studies relating to the YAE and to the contextualization of the History of Mathematics in Mathematics Education. The object of the research consists of a pedagogical practice performed with students from the state schools of the RS, in which the researcher acted all, telling stories of mathematics written by her. The path of research, on the other hand, consists of the observation and description of the reaction of the students during the classes in which included stories and in the subsequent lessons. The analysis of the material recorded shows that the stories can occur of the student’s curiosity by certain subject transforming the class in a discussion environment, or will can awakes curiosities in the course of its narrative increasing the learning. It stands out, also, that the involvement of the student in class often appears from identification with the characters of the story, making the teaching cheaper and encouraging, in other words, by facilitating the learning process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66870
Arquivos Descrição Formato
000871972.pdf (3.183Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.