Repositório Digital

A- A A+

Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970

.

Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
Autor Dahm, Francine
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Blocos lógicos
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matematica
Matematica moderna : Ensino
[en] Courseware manipulable
[en] Dienes
[en] Logic blocks
[en] Mathematics teaching
[en] Movement of modern mathematics
Resumo O trabalho consiste em uma pesquisa sobre a utilização dos blocos lógicos no ensino de matemática. Tem como objetivos tratar sobre o uso, o desuso e as possíveis contribuições dos blocos lógicos, questionando os motivos pelos quais vários professores escolheram utilizar o material para explorar conceitos matemáticos, percebendo se o Movimento da Matemática Moderna influenciou nessa escolha, procurando entender o que leva alguns educadores a utilizarem os blocos lógicos atualmente e se é válido retomar o seu uso nas aulas de matemática. O trabalho foi desenvolvido e construído com base em um conjunto de entrevistas, aplicado a professoras que utilizaram os blocos lógicos nas aulas de matemática durante a década de 1960 e 1970. As considerações finais foram baseadas nessas entrevistas. De acordo com os entrevistados, o uso dos blocos lógicos pode contribuir para o aprendizado dos alunos, sendo o educador responsável por fazer as explorações e as relações com esse material. Os blocos lógicos caíram no desuso porque havia profissionais que não sabiam manipulá-lo e explorá-lo, e por que foi, praticamente, divulgado só pelo GEEMPA no Rio Grande do Sul, atingindo apenas os educadores que participavam das atividades do Grupo.
Abstract The work consists of a survey on the use of logical blocks in mathematics teaching. It aims to treat about the use, disuse and the possible contributions of logic blocks, questioning the reasons why many teachers have chosen to use the material to explore mathematical concepts, whether the Modern Mathematics Movement influenced this choice, and trying to understand why some educators use the logic blocks currently and whether it is valid to resume its use in math classes. The work was designed and built based on one set of interviews, applied to teachers who used the logic blocks in math classes during the 1960s and 1970s. The closing remarks were based on those interviews. According to the respondents, the use of logic blocks can contribute to student learning, the teacher being responsible for making holdings and dealings with this material. The logic blocks fell into disuse because there were professionals who could not handle it and exploit it, and because the GEEMPA only disseminated those ideas in Rio Grande do Sul, reaching only educators who participated in the activities of the Group.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66872
Arquivos Descrição Formato
000871979.pdf (1.583Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.