Repositório Digital

A- A A+

Leitura e cotidiano : os caminhos mentais e a influência da leitura no cotidiano e na visão de mundo entre adolescentes

.

Leitura e cotidiano : os caminhos mentais e a influência da leitura no cotidiano e na visão de mundo entre adolescentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Leitura e cotidiano : os caminhos mentais e a influência da leitura no cotidiano e na visão de mundo entre adolescentes
Autor Deuner, Lilian
Orientador Dalla Zen, Ana Maria
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Hábito de leitura
Leitura : Aspectos psicológicos
[en] Adolescence
[en] Psicogenesis of the reading
[en] Reading
[en] Reading taste
Resumo Estudo realizado com o objetivo de identificar a importância do hábito de leitura entre adolescentes. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, baseou-se numa revisão da literatura na área da psicogênese do conhecimento, a fim de identificar os esquemas e estruturas da memória humana que regem o aprendizado daquilo que se lê, bem como na coleta de depoimentos via e-mail com adolescentes para diagnosticar, na prática, como se constitui o fenômeno da leitura entre eles. Os resultados são apresentados na forma de análise textual comparada com as referências teóricas abordadas. A base teórica ressalta o significado da leitura para o sujeito, o grau de importância que ele dá a essas leituras e as maneiras pelas quais essas leituras influenciam a vida cotidiana do sujeito. Interpreta o significado da leitura como lazer e entretenimento. Diagnostica com se dá o despertar do gosto pela leitura e comenta alguns aspectos singulares de leitores adolescentes. Conclui que os leitores adolescentes têm consciência de que a leitura lhes permite uma visão mais ampla do mundo e maior facilidade para enfrentarem problemas próprios de sua idade.
Abstract Study carried through with the objective to identify the importance of the habit of reading between adolescents. The methodology of the research, qualitative character, was based on a revision of literature in the area of psicogenesis of the knowledge, in order to identify the projects and structures of the memory human being that conduct the learning of that if it reads, as well as in the collection of depositions saw e-mail with adolescents to diagnosis, in the practical one, as the phenomenon of the reading between they consists. The results are presented in the form of compared literal analysis with the boarded theoretical references. The theoretical base standes out the meaning of the reading for the person, the importance degree that it gives to these readings and the ways for which these readings influence the daily life of the person. It interprets the meaning of the reading as leisure and entertainment. It diagnosiss with if it gives the wakening of the taste for the reading and comments some singular aspects of adolescent readers. He concludes that the adolescent readers have conscience of that the reading allows to a ampler vision of the world and greater them easiness to face proper problems of its age.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67765
Arquivos Descrição Formato
000466911.pdf (392.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.