Repositório Digital

A- A A+

A organização dos espaços na educação infantil

.

A organização dos espaços na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A organização dos espaços na educação infantil
Autor Mengue, Andreia Borges
Orientador Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Espaço
Organização
Resumo O presente trabalho tem como tema central a organização dos espaços da sala de aula na Educação Infantil. Os principais objetivos foram: compreender a importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e suas interações e identificar o papel do educador na organização destes espaços. Tais objetivos foram traçados a partir da seguinte questão: “Como o espaço físico interfere no desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil?” Esta questão surgiu da necessidade de transformação de um ambiente pouco desafiador para a turma, aliada aos incentivos da equipe diretiva na busca por novas estratégias e experiências. Com o estágio, modificações foram sendo feitas e meu interesse pelo tema aumentando. O Estágio aconteceu em uma Escola Municipal de Educação Infantil, com uma turma de maternal II composta por treze crianças, em média. Durante a busca por novos conhecimentos sobre o tema, a leitura de alguns autores foi essencial como, por exemplo, Maria da Graça Souza Horn, que afirma que o espaço nunca é neutro carregando consigo significados. Também afirma que, observando as paredes e a organização dos espaços das salas de aulas, podemos deduzir as concepções de criança e de educação que o educador tem. Também utilizo ideias de outros autores como Lina Iglesias Forneiro e Maria Carmen Barbosa, entre outros. Foi realizado um estudo qualitativo, a partir da reflexão sobre os dados construídos na experiência do estágio do Curso de Pedagogia, realizado no primeiro semestre deste ano e de observações realizadas no segundo semestre letivo. Os dados analisados foram os registros no diário de bordo no pbworks do estágio, no blog do portfólio de aprendizagens e no Relatório de Estágio. A partir desta pesquisa observou-se que a organização dos espaços da sala de aula pode fazer muita diferença na interação e aprendizagem das crianças, constituindo-se um importante elemento curricular. O professor organiza o ambiente embasado em suas vivências, concepções de educação e experiência profissional manifestando suas intenções neste ato.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/72009
Arquivos Descrição Formato
000880919.pdf (1.244Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.