Repositório Digital

A- A A+

Álgebra elementar : do verbal ao simbólico

.

Álgebra elementar : do verbal ao simbólico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
Autor Ferreira, Andressa dos Santos
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Algebra elementar
Ensino : Matematica
Metodologia do ensino
[en] Algebraic language
[en] Elementary algebra
[en] Elementary and high school
[en] Native language
[en] Teaching methodology
Resumo O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a língua materna. Elaboramos esta proposta após um estudo teórico sobre as aproximações existentes entre a língua materna e a matemática, sobre as dificuldades mais frequentes entre os alunos e sobre a evolução histórica da notação algébrica. Para uma melhor compreensão do tema, também definimos o que chamaremos de ensino, comunicação, linguagem, língua, álgebra, pensamento algébrico e linguagem algébrica. A motivação para escrever sobre o presente tema surgiu por acreditarmos que a linguagem algébrica, utilizada pelo professor no ensino básico, pode estar sendo incompreensível para os alunos e a álgebra pode estar lhes parecendo um conteúdo inútil. Supondo que estas situações podem ser advindas de uma falta de entendimento de aplicações práticas da álgebra e do motivo de se utilizar letras na matemática, a proposta de ensino, aqui apresentada, procura usar a língua materna dos alunos em soluções de situações problema para mostrar-lhes a necessidade da álgebra e da linguagem algébrica.
Abstract This paper presents a teaching proposal for the introduction of elementary algebra in the middle school which aims the students' understanding of the necessity of algebraic language using, initially, the native language. We developed this proposal after a theoretical study about the existent approaches between the native language and mathematics, about the most frequent difficulties among students and about the historical evolution of algebraic notation. For a better understanding of the issue, we also defined what we’ll call as teaching, communication, speech, language, algebra, algebraic thinking and algebraic language. The motivation to write about this subject arose because we believe that algebraic language, which is used by the teacher in elementary and high school, may be incomprehensible to the students, and algebra may be like a useless content to them. Assuming that these conditions may be coming from a lack of understanding of algebra practical applications and from the reason of using letters in mathematics, the teaching proposal presented here seeks to use the students’ native language in solutions for problem-situations to show them the necessity of algebra and of algebraic language.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/77253
Arquivos Descrição Formato
000895783.pdf (2.939Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.