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E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas

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E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas

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Título E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas
Autor Mendes, Laura Zimmermann Ramayana
Orientador Calvete, Cássio da Silva
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] E-commerce
[en] Economics theory of innovation
[en] Internet
[en] Strategy
[en] Technology
Resumo Desde a popularização da internet e do e-commerce, a sua adesão por empresas, instituições e consumidores em geral têm sido significativa em todo o mundo, apresentando taxas de crescimento consideráveis. Iremos, através deste trabalho, analisar a origem do ecommerce nos Estados Unidos e sua expansão ao redor do mundo, em especial no Brasil. Busca-se, também encontrar o perfil do usuário de e-commerce brasileiro, assim como as particularidades desse mercado no país. A partir das teorias econômicas de concorrência, será feita uma análise dos pontos positivos e negativos que a internet e o e-commerce trazem tanto às empresas, quanto aos consumidores. Procurar-se-á encontrar as diferenças nas estratégias competitivas adotadas por empresas online e empresas offline. Conclui-se, então, que devido a acirrada concorrência das empresas online, a competição tem foco nos preços, onde o principal beneficiado é o consumidor. Salienta-se, ainda, que o e-commerce tem ganhado nos últimos anos, um importante concorrente, o m-commerce.
Abstract Since the spread of the internet and the e-commerce, its adoption by enterprises, institutions and consumers in general has been meaningful all around the world, demonstrading considerable growing taxes. We will through this work, analise the origin of ecommerce in the US and its expansion throughout the world, especially in Brazil. The aim is also to find the user profile of Brazilian e-commerce, as well as the particularities of this market in the country. From the economic theories of competition, there will be an analysis of the strengths and weaknesses that the internet and the e-commerce bring to both, companies and consumers. We will seek to find the differences of the competitive strategies adopted by online and offline companies. Then, the conclusion is that due to fierce competition of online companies, the rivalry focuses on prices, where the main beneficiary is the consumer. It is also pointed out, that in recent years the e-commerce has been gaining an important competitor, the m-commerce.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78391
Arquivos Descrição Formato
000899483.pdf (1.689Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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