Repositório Digital

A- A A+

O uso do moodle como reforço ao ensino presencial de parasitologia e micologia no Curso de Graduação em Medicina

.

O uso do moodle como reforço ao ensino presencial de parasitologia e micologia no Curso de Graduação em Medicina

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do moodle como reforço ao ensino presencial de parasitologia e micologia no Curso de Graduação em Medicina
Outro título The moodle as a reinforcement to classroom teaching of course parasitology and mycology in undergraduate medical course
Autor Mezzari, Adelina
Iser, Isabele Cristiana
Wiebbelling, Adilia Maria Pereira
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Resumo O ensino presencial nos cursos de graduação continua sendo o foco do ensino e da aprendizagem. Com o advento de novas tecnologias de ensino, algumas ferramentas têm sido utilizadas como reforço ao ensino presencial. A plataforma Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) tem sido uma das mais empregadas nas instituições de ensino. Este estudo avaliou a relação do ensino presencial com o uso do Moodle institucional na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Como reforço a esta atividade, a página da disciplina cadastrada no sistema Moodle disponibilizou casos clínicos para que os alunos realizassem o diagnóstico. Além disso, foram apresentadas outras informações complementares para o ensino presencial. A metodologia buscou exercitar os instrumentos de aprendizagem que o sistema Moodle oferece, como o link a um arquivo ou site, os fóruns de discussão, a ferramenta questionário e o chat. Como o Moodle é institucional, nele está disponível a página da disciplina, onde passaram a constar todas as informações referentes à mesma, bem como as atividades extraclasse.
Abstract The classroom teaching in undergraduate courses remain the focus of teaching and learning. With the advent of new technologies for learning, some tools have been used to reinforce classroom teaching. The platform Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) has been one of the most used in educational institutions. This study assessed the relationship of classroom learning using institutional Moodle in the discipline of Medical Parasitology and Mycology of the School of Medicine, Federal University of Health Sciences of Porto Alegre (UFCSPA). As a support to this activity, on the course page registered in the Moodle system were provided clinical cases for students to perform the diagnosis. Furthermore, additional information was made available for classroom teaching. The methodology sought to exercise the learning tools that Moodle offers, such as links to a file or website, the discussion forums, the questionnaire and chat tools. As Moodle is institutional, in it is available the discipline’s page, which now contains all information concerning the same, as well as the extra class activities.
Contido em Revista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Vol. 36, n. 4 (2012), p. 557-563
Assunto Micologia
Moodle
Parasitologia : Ensino
[en] Classroom teaching
[en] Learning
[en] Medical education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/81897
Arquivos Descrição Formato
000877124.pdf (743.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.