Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas

.

Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas
Autor Meireles, Fabiele Jardim
Orientador Grohs, Glaucia Helena Motta
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Prática pedagógica
Psicanálise
Resumo Este trabalho discute qual o lugar da constituição do sujeito psíquico na escola de educação infantil e, de que forma a professora deve conduzir seu trabalho a fim de facilitar o desenvolvimento de seus alunos e alunas. Para isto foi utilizado o estudo de caso, analisando algumas práticas cotidianas decorrentes do planejamento escolar que, motivaram o estudo em questão, ocorridas durante a prática de estágio de docência da autora, em uma turma de crianças entre um e dois anos de idade. Utilizo como referencial psicanalítico, Alfredo Jerusalinsky, Maria Cristina Kupfer, Rinaldo Voltolini, Francoise Dolto para escrever sobre o desenvolvimento infantil, bem como para fundamentar os pontos de análises. Os resultados do estudo apontam que ainda ocorre dentro da sala de aula práticas que não contemplam o desenvolvimento do sujeito. Possivelmente estas acontecem por um desconhecimento deste sujeito psíquico e as etapas do desenvolvimento infantil. Desta forma fica evidente a importância da articulação entre a psicanálise e a educação para um fazer educativo onde o professor seja um facilitador deste desenvolvimento, propondo situações que promovam a produção de sentido e que sejam estruturantes para a subjetivação de seus alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88135
Arquivos Descrição Formato
000911542.pdf (601.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.