Repositório Digital

A- A A+

Método de dramatização da aula : o que é a pedagogia, a didática, o currículo?

.

Método de dramatização da aula : o que é a pedagogia, a didática, o currículo?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Método de dramatização da aula : o que é a pedagogia, a didática, o currículo?
Autor Oliveira, Marcos da Rocha
Orientador Corazza, Sandra Mara
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Aula
Criação
Currículo
Didática
Dramatização
Pedagogia
[en] Class
[en] Creation
[en] Curriculum
[en] Didactic
[en] Pedagogy
Resumo Texto de um pensamento da diferença em Educação, esta Tese escreve a tese de que a pedagogia pode ser afirmada como uma atividade de criação. Define o que é ter uma ideia pedagógica; afirma a didática enquanto criação em um plano pedagógico; e o currículo como atualização de uma ideia em pedagogia. Escrita com o método de dramatização de Gilles Deleuze, ela enfatiza o drama e não o logos. E dramatiza: o Currículo de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS; uma linhagem de pedagogos que inclui, entre outros, Osman Lins, Roland Barthes, Haroldo de Campos; e a aula como espaço-tempo de criação. Texto de um pedagogo, didata e curriculista, a Tese escreve: planos e dramas de aulas; didáticas escriturais, de transcriação e neobarrocas; retratos pedagógicos; modos de deslocamento por planos pedagógicos; e dramas curriculares. Esta Tese funciona como dramatização de uma ideia em pedagogia, que consiste em afirmar tal atividade como criadora de didáticas, que se atualizam em currículos. E enquanto texto pedagógico deseja que a sua leitura funcione como um objeto de aprendizagem.
Abstract As a text about a thought of difference in Education, this dissertation writes the thesis that pedagogy can be asserted as a creation activity. It defines what it is to have a pedagogical idea; it braces didatics as creation in an educational plan, and the curriculum as an update of an idea in pedagogy. It has been written under Gilles Deleuze’s method of dramatization, it emphasizes the drama and not the logos. And it also dramatizes: the Curriculum of UFRGS’s Pedagogy undergraduate course, a lineage of pedagogues that includes, among others, Osman Lins, Roland Barthes, Haroldo de Campos; and the classroom as a space-time setting of creation. As a text of a pedagogue, a teacher and a curriculist individual, the dissertation writes: plans and dramas of classes; trans-creation and neo-baroque scriptural didactics; pedagogical representations; dislocation modes by educational plans; and curricular dramas. This dissertation works as a dramatization of an idea in pedagogy, which consists in affirming such activity as didactic creator, which is updated in curricula. And as a pedagogic text which wishes its reading to work as a learning object.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/94750
Arquivos Descrição Formato
000916461.pdf (980.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.