Repositório Digital

A- A A+

Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos

.

Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma experiência de ensino de física contextualizada para a educação de jovens e adultos
Outro título A contextualized physics teaching experience for youth and adult learning
Autor Krummenauer, Wilson Leandro
Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Silveira, Fernando Lang da
Resumo Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudantes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maioria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legislação sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das características profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de produção do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados constituíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apresentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros professores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares.
Abstract This article presents an example of how we can, meaningfully, teach Physics for high school students of Youth and Adult Learning courses, on the grounds of the theories of Paulo Freire, David Ausubel and Joseph Novak. The work was developed due to a concern about the results obtained from a private school in a town of Rio Grande do Sul. A preliminary survey, carried out with teachers in the region, showed that most of them did not adopt different approaches to students of regular school and those of youth and adult classes. Based on the legislation for youth and adult learning, as well as on the National Curriculum Parameters for high school, we developed our research taking into account professional characteristics common to most students in the region, which resulted in the choice of a theme related to the production process of leather. The development of this project and its results formed the basis for a master’s thesis and its results were sufficiently promising to contribute to the activity of other teachers, both regarding youth and adult learning and regular courses.
Contido em Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 10, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 69-82
Assunto Aprendizagem significativa
Educação de jovens e adultos
Ensino de fisica
Ensino médio
Teorias de aprendizagem
[en] Meaningful learning
[en] Uniform circular motion
[en] Youth and adult learning
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/95165
Arquivos Descrição Formato
000762464.pdf (237.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.