Repositório Digital

A- A A+

Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar

.

Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Currículos de história : instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar
Autor Stephanou, Maria
Resumo O artigo propõe a discussão e a problematização do tema "currículo e história". Na primeira parte explicita os fundamentos propostos para a abordagem, as concepções de currículo e história. Na segunda, privilegia as indicações de autores e a experiência pessoal para: a) caracterizar o que têm sido os currículos e o ensino de história, particularmente no ensino fundamental, comentan-do suas implicações; b) examinar alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates da atualidade. Sugere que a aprendizagem de conteúdos históricos na escola, para além da mera aquisição de informações, implica a produção ativa de subjetividades, ou maneiras de ser, conhecer e interpretar o mundo e a si próprio.
Abstract This article proposes to discuses and to question the theme "curriculum & history". On first part, it explains the fundaments proposed to the dissertation, the conception of curriculum & history. On the second, it grants privilege upon authors remarks and personal experience for purpose to: a) characterize what were the curricular activities and the teaching of history, inside primary school particularly, with comments about its implications. b) examine alternatives and forwarding proposed by present debates. It suggests that in the school the apprenticeship around historical contents, other than a pure acquisition of information, implies and actives production of subjectivities or manners of being, knowing and interpreting the world and oneself.
Contido em Revista brasileira de história. São Paulo, SP. Vol. 18, n. 36 (1998), p. 15-38
Assunto Currículo
Ensino fundamental
Ensino médio
História
[en] Curriculum and History
[en] Primary School
[en] subjectivities
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/95334
Arquivos Descrição Formato
000294918.pdf (75.55Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.