Repositório Digital

A- A A+

Uso de vídeo de forma comparada na recuperação paralela no ensino fundamental

.

Uso de vídeo de forma comparada na recuperação paralela no ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uso de vídeo de forma comparada na recuperação paralela no ensino fundamental
Autor Silva, Cleci Sgorla da
Orientador Costa, Valéria Machado da
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino
Matemática
Recuperação da aprendizagem
Vídeo
Resumo Esta pesquisa trata de um estudo sobre as potencialidades das mídias, em especial do vídeo, no ensino de Matemática, tendo como base teóricos como Moran, Ferrés, Cinelli e Wohlgemth. A preocupação em como utilizar o recurso vídeo de modo a contribuir no processo ensino/aprendizagem fez com que fosse elaborada uma proposta alternativa, com o uso de vídeo de forma comparada no ensino de matemática. Alunos de duas turmas de sétima série, de uma escola estadual, no momento da recuperação paralela, foram divididos em dois grupos. Uma turma teve o apoio de vídeo na sua aprendizagem, enquanto a outra, como grupo de controle, seguiu com aula tradicional. A metodologia empregada consistiu na aplicação de uma mesma prova para as duas turmas, com o uso de estratégias diferentes na recuperação paralela. Os resultados mostraram que há benefícios com o uso de vídeo na educação, pois facilita o entendimento do conteúdo de matemática, é eficaz quando retoma conteúdos, leva o aluno a prestar mais atenção em função da linguagem audiovisual e motiva por ser uma alternativa diferenciada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95955
Arquivos Descrição Formato
000912370.pdf (541.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.