Repositório Digital

A- A A+

Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental

.

Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental
Autor Oliveira, Priscilla Freitas de
Orientador Menuzzi, Sérgio de Moura
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Articuladores textuais
Gramática
Livro didático
Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades de usos dos articuladores textuais. Ou seja, verificar se as propostas de atividades, apresentadas nos livros didáticos, acerca dos articuladores textuais exploram seus efeitos de sentido em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, fundamenta-se nos pressupostos teóricos referentes ao ensino da gramática, segundo Antunes (2007), a relação semântica estabelecida pelos articuladores textuais relacionada à coesão textual, segundo Platão & Fiorin (2005), concernentes ao ensino adequado dos conhecimentos linguísticos com foco em materiais didáticos, bem como o papel do livro didático de Língua Portuguesa proposta pelo PNLD/2014 no que diz respeito às práticas de reflexão dos conhecimentos linguísticos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/96144
Arquivos Descrição Formato
000919064.pdf (498.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.