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O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying

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O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying

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Título O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying
Autor Serafin, Bárbara Luzia
Orientador Lara, Leandro Zanetti
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Gramática e Ensino de Língua portuguesa.
Assunto Conotação
Denotação
Ensino do léxico do português
Léxico (bullying)
Resumo Este artigo se presta a fazer uma reflexão sobre o uso de determinados itens lexicais ou expressões da língua portuguesa, tanto na modalidade denotada quanto conotada, no que tange a situações comunicativas marcadas pela atitude de bullying. Para tanto, partiremos dos seguintes pressupostos teóricos: do conceito de significação lexical segundo (DE AZEREDO, 2008) e de denotação e conotação (CEREJA, 1999; CEGALLA,1994; DE AZEREDO, 2008). Na segunda parte do trabalho, analisaremos um conjunto de ocorrências de expressões de bullying recolhidas de oitiva em ambiente escolar, classificando-as de acordo com seu conteúdo semântico (ou seja, denotado ou conotado), bem como atentando para a produtividade de tais termos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/96418
Arquivos Descrição Formato
000918615.pdf (192.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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