Navegação por Autor "López Bello, Samuel Edmundo"
Resultados 21-40 de 75
-
Docências escrava e nobre : filosofia e educação
Santos, Gilberto Silva dos; López Bello, Samuel Edmundo (2021) [Artigo de periódico]A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento ... -
Docen ci/ç ação : do dual ao duplo da docência em matemática
Santos, Suelen Assunção (2015) [Tese]Esta tese tem como problema pensar a forma da docência em matemática. Aproxima‐se às contribuições teóricas de Deleuze, Foucault, Bergson e outros teóricos das filosofias da diferença para pensar o movimento da forma. ... -
Educação e educação matemática : contribuições para a formação inicial de professores de matemática
Silva, Roger de Abreu (2005) [Resumo publicado em evento] -
Educação e risco social na curricularização do saber estatístico no Brasil
López Bello, Samuel Edmundo; Sperrhake, Renata (2016) [Artigo de periódico]O objetivo deste texto é discutir a curricularização do saber estatístico na Educação Básica. Por que certos temas que se desenvolvem em torno dos saberes estatísticos curriculares ganham destaque e recorrência? Por que ... -
Educação matemática, culturas e linguagens
López Bello, Samuel Edmundo; Oliveira, Cláudio José de (2012) [Texto de apresentação/encerramento] -
Educação matemática, culturas e linguagens Entrevista com Jean-Claude Régnier por Elisabete Zardo Búrigo e Samuel Edmundo Lopez Bello
Régnier, Jean-Claude; López Bello, Samuel Edmundo; Burigo, Elisabete Zardo (2012) [Artigo de periódico] -
Educação matemática e práticas de ensino : discutindo a formação profissional dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática
Silva, Roger de Abreu (2006) [Resumo publicado em evento] -
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
Bitencourt, Karliuza Fonseca (2007) [Dissertação]Este estudo discute a possibilidade de qualificação profissional do professor de matemática por meio da análise de sua ação docente. São também analisadas as relações entre as ações do professor de matemática no exercício ... -
Os entes primitivos, o ponto, a reta e o plano nos livros didáticos de matemática
Oliveira, Marcílio Martins de (2019) [Tese]Este estudo apresenta uma discussão sobre a Geometria Euclidiana, tendo como foco as noções primitivas de ponto, reta e plano, cujo objetivo foi evidenciar as mudanças e transformações que o saber sofre desde sua emergência ... -
Etnomatemaética : um olhar ético sobre um jogo e suas regras
Santos, Anderson (2010) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é, a partir de conceitos e problemas apresentados nos estudos acerca da Etnomatemática, relacionar a Matemática com práticas voltadas para o que é étnico, para o que é ético, para a prática artista, ... -
A etnomatemática e o "bom-professor" de matemática
Rigolli, Bruna (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa tem por finalidade compreender como os enunciados da Etnomatemática, referentes à diversidade cultural e à produção social do conhecimento matemático, produzem determinadas formas de ser e agir do sujeitoprofessor ... -
Etnomatemática e o "bom-professor" de matemática
Rigolli, Bruna (2012) [Resumo publicado em evento] -
Experiências narradas no ciberespaço : um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática
Santos, Suelen Assunção (2009) [Dissertação]Esta dissertação tem por objetivo investigar como o Portfólio de Aprendizagens, em relação ao jogo de verdade proposto pelo PEAD, produz maneiras de se pensar e ser professora que ensina matemática na Educação Infantil e ... -
Experimentações e composições na educação de um corpo-professor : dançar com um método de pesquisar-criar
Ferraz, Wagner (2021) [Tese]Partindo da discussão dos estudos sobre formação de professores(as), esta pesquisa se conduz por meio de uma multiplicidade temática transdisciplinar, pensando um corpo-professor e um método de pesquisar-criar. Todavia, ... -
Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente
Aragón, Dionara Teresinha da Rosa (2009) [Dissertação]O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por mim no período de graduação, quando em contato com a etnomatemática e na minha atuação profissional enquanto professora de matemática, onde passei ... -
Foucault e a pesquisa em educação : o que isso tem a ver com formação de professores de matemática?
Beck, Miguel Melendo (2008) [Resumo publicado em evento] -
Highly able mathematics learners from a pragmatic perspective of language
Jelinek, Karin Ritter; López Bello, Samuel Edmundo (2014) [Artigo de periódico]This paper presents part of a post-structuralist research that aimed to analyze language games in forms of life of children regarded as high ability learners, thus evidencing the games that have been valued in school ... -
Imagens-estilhaçadas : fissuras de um método de pesquisa-aprendizagem
López Bello, Samuel Edmundo; Marques, Diego Souza (2017) [Artigo de periódico]O presente artigo tem como objetivo circunscrever uma possível metodologia de pesquisa em educação a partir de estudos baseados em perspectivas pós-críticas no campo educacional. Com este enfoque, buscamos tratar da ... -
Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
Santos, Cleuza Iara Campello dos (2008) [Dissertação]Esta dissertação propõe-se a discutir a inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que a partir das verdades, dos enunciados e discursos são ... -
Inventário de pesquisa : procedimento metódico imanente de um corpo-professor
Ferraz, Wagner; López Bello, Samuel Edmundo (2020) [Capítulo de livro]