Navegação por Autor "Aragón, Rosane"
Resultados 21-40 de 66
-
Ensinar em reconstrução : conceitos e concepções de ensino de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em uma formação continuada de matemática a distância
Serres, Fabiana Fattore (2017) [Tese]Para responder a questão de pesquisa desta tese: “Como ocorre o processo de reconstrução da concepção de ensino e de conceitos de Matemática em uma formação continuada a distância para professoras dos Anos Iniciais do ... -
Entre o social e o individual : as trocas intelectuais e as trajetórias cognitivas no desenvolvimento da autonomia intelectual
Zorzi, Analisa (2018) [Tese]A presente tese tem como objetivo compreender como ocorreu o processo de desenvolvimento da autonomia intelectual das estudantes no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância de uma Universidade Pública Federal do sul ... -
Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
Aragón, Rosane (2001) [Tese]O presente estudo discute o processo de construção compartilhada de conhecimento em curso de formação de professores, desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, sob a perspectiva do possível piagetiano. Em hipótese, ... -
Estágio curricular online em curso de pedagogia a distância
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz; Charczuk, Simone Bicca; Aragón, Rosane (2011) [Trabalho completo publicado em evento] -
Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga
Lindenmeyer, Celi Lutz (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]A Educação a Distância apresenta-se como uma opção para os alunos darem continuidade aos seus estudos ou de retomar a vida escolar interrompida pelos mais diferentes motivos. Esses mesmos alunos, no entanto, nem sempre ... -
Formação de professores e práticas pedagógicas no contexto escolar das séries iniciais
Haetinger, Daniela; Rela, Eliana; Gelatti, Lilian Schwab; Konrath, Mary Lúcia Pedroso; Kist, Tânia; Carvalho, Marie Jane Soares; Aragón, Rosane (2006) [Trabalho completo publicado em evento] -
Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
Nascimento, Selma Maria Silva do (2017) [Tese]A formação de professores na cultura digital traduz a necessidade de investigarmos como esse processo vem ocorrendo atualmente no campo da educação. Neste contexto, esta tese teve como objeto de estudo a formação de ... -
Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz; Aragón, Rosane (2017) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo principal a análise das mudanças na concepção e nas formas de interação de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos no Curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância ... -
Formação de professores : pressupostos pedagógicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia/EAD
Carvalho, Marie Jane Soares; Bordas, Merion Campos; Aragón, Rosane (2005) [Artigo de periódico] -
A formação de professores reflexivos no curso de pedagogia a distância da UFRGS : um estudo de caso
Turchielo, Luciana Boff (2017) [Tese]Esta tese buscou compreender como ocorreu a formação reflexiva de alunas-professoras num curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, considerando as articulações entre teoria a prática. Os fundamentos ... -
Formação docente : a tomada de consciência do professor sobre a ideia de arquiteturas pedagógicas, a partir de experiências de aprendizagem
Silva, Lucicleide da (2021) [Tese]A presente tese se caracteriza como um estudo de caso, no âmbito da formação docente, com foco no processo de conceituação das Arquiteturas Pedagógicas por professores da Educação Básica e do Ensino Superior. O campo de ... -
A formação do professor reflexivo em um curso a distância
Turchielo, Luciana Boff; Aragón, Rosane (2018) [Artigo de periódico]O presente artigo investiga como ocorreu a formação de alunas-professoras em um curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, na perspectiva do professor reflexivo. O estudo orientou-se pela concepção ... -
O impacto das vivências em um curso de licenciatura em pedagogia a distância na vida das professoras-alunas
Nunes, Maura Marques de Souza; Aragón, Rosane (2014) [Capítulo de livro]Resumo não disponível -
O impacto das vivências no curso de licenciatura em pedagogia a distância - UFRGS na vida de alunas e professoras
Nunes, Maura Marques de Souza (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O ingresso no curso de graduação de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da UFRGS, representa uma mudança expressiva na vida das alunas – professoras em exercício no Ensino Fundamental do RS, do estado e ... -
Inovações na formação de professores na modalidade a distância
Aragón, Rosane; Carvalho, Marie Jane Soares; Menezes, Crediné Silva de (2009) [Artigo de periódico]O contexto do novo curso de Pedagogia, na modalidade a distância da UFRGS, mostra as mudanças e os desafios propostos às alunas que são ao mesmo tempo professoras em exercício no Ensino Fundamental. São essas transformações, ... -
A interação é fundamental para a qualidade do curso PEAD-UFRGS
Stormowski, Marcia Sanocki (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O curso de Pedagogia a Distância da UFRGS promove a inter-relação de conteúdos, a reflexão teórica e a interação entre docentes, tutores e alunos. A teoria piagetiana da aprendizagem está presente na estrutura e no cotidiano ... -
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
Aragón, Rosane (2016) [Artigo de periódico]Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ... -
Interdisciplinaridade na educação a distância : uma leitura a partir da epistemologia genética
Charczuk, Simone Bicca; Aragón, Rosane (2013) [Artigo de periódico]Considerando a interface das temáticas interdisciplinaridade e educação a distância, neste trabalho realizamos a análise do projeto político pedagógico (PPP) de um curso a distância, com o objetivo de investigar como a ... -
Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
Lutz, Celi; Aragón, Rosane (2013) [Artigo de periódico]O presente artigo apresenta uma investigação sobre as expectativas de um grupo de professoras-alunas do Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS), levantando as suas ideias ... -
Mudança na concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
Lutz, Celi; Aragón, Rosane (2014) [Capítulo de livro]Resumo não disponível