Navegação por Autor "Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues"
Resultados 21-40 de 47
-
Fica Comigo : juventude e pedagogias amorosas/sexuais na MTV
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (2006) [Trabalho completo publicado em evento] -
"Fica comigo" : juventude e pedagogias amorosas/sexuais na MTV
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (2009) [Artigo de periódico]Este trabalho analisa as pedagogias amorosas/sexuais produzidas pela cultura de mídia; especificamente, um programa de namoro na TV, denominado Fica comigo, da MTV. Esse programa, como toda a programação da MTV, é direcionado ... -
Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
Luz, Thiago Vinícius Silva da (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo pensar as multiplicidades que compõem uma escola. Para tal, realiza, primeiro, uma incursão nas discussões sobre Teorias de Currículo através de dois movimentos: a) didatização com ... -
Gênero e amor romântico na Turma da Mônica Jovem
Martins, Helena Maria Forgiarini (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]Este estudo analisa como as Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica Jovem constroem representações de gênero e amor romântico, subjetivando cultural e historicamente identidades masculinas e femininas e seus atravessamentos ... -
Gênero e relações amorosas/sexuais em Medianeras
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (2016) [Artigo de periódico]Este texto discute as relações de gênero em sua articulação com as relações amorosas/sexuais, a partir do filme Medianeras: a era do amor virtual em Buenos Aires, dirigido por Gustavo Taretto (2011). O filme confronta a ... -
Gênero e sexualidade nas práticas educativas
Balestrin, Patrícia Abel; Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (2015) [Artigo de periódico]Este artigo discute as diversas e divergentes produções de práticas e saberes em torno da construção dos gêneros e das sexualidades, sabendo que não há consenso tampouco tranquilidade neste debate, mas que um olhar atento ... -
A identidade docente : do psicólogo clínico ao docente em psicologia
Chassot, Giovana de Andrade (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho procura refletir e discutir, sobre a construção da identidade profissional do psicólogo professor. Aquele profissional que em sua formação inicial trabalha com um olhar clínico e, a partir da formação ... -
Infâncias Glitz : um estudo sobre as imposições dos concursos de beleza aos corpos infantis
Melo, Rafaela da Silva; Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (2014) [Artigo de periódico]A partir dos trechos extraídos de episódios do reality show Pequenas Misses (Toddlers and Tiaras) e das contribuições dos estudos da infância e da perspectiva teórica pós-estruturalista, busco analisar os discursos de ... -
Interfaces entre gênero, infância e escola : dialogando com crianças
Sostisso, Débora Francez (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem como propósito lançar um olhar sobre as questões de gênero no espaço escolar. Isto se deu a partir da investigação sobre a forma como crianças de 1ª série do Ensino Fundamental (6 e 7 anos) de duas ... -
A licenciatura em psicologia no II grau : problematizações
Francisco, Deise Juliana; Girotto, Nara; Pedruzzi, Cristiane Monteiro; Morrone, Nuria T.P.; Maraschin, Cleci; Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (1996) [Resumo publicado em evento] -
Licenciatura em psicologia : uma experiência de estágio na área de educação em saúde
Bianchi, Joana Doralina da Costa (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho trata um de relato de experiência realizado através de atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio curricular II: psicologia e práticas educativas II do Curso de Licenciatura em Psicologia, da ... -
Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
Viegas, Gabriel Stumpf (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho, de abordagem qualitativa, analisa um contexto específico, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), a partir das perspectivas dos/as ex-alunos/as sobre esse ambiente escolar, vivenciado por eles ... -
Namoro MTV : juventude e pedagogias amorosas/sexuais no Fica Comigo
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (2005) [Tese]Este trabalho analisa as pedagogias amorosas/sexuais produzidas pela cultura de mídia, especificamente, um programa de namoro na TV, denominado Fica Comigo, da MTV. Esse programa, como toda a programação da MTV, é direcionado ... -
Narrativas de mulheres lésbicas sobre as vivências no cotidiano e período escolar
Luiz, Ana Laura de Almeida (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Um dos grandes desafios da escola é o acolhimento efetivo das diversidades que adentram esta instituição. Questões relativas à LGBTfobia e ao preconceito de gênero são comuns no espaço escolar e legitimadas por currículos ... -
Nós somos os únicos que não estão relacionados diretamente com a doença deles : percepções de professores de uma classe hospitalar
Silva, Fernanda Freitas Carvalho da (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, visa conhecer os processos educativos no Programa de Apoio Pedagógico (PAP) de um hospital público de Porto Alegre. Para tanto, partiu-se da seguinte inquietação: ... -
PATRIMÔNIO HISTÓRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA NUMA ESCOLA ABERTA
Rosa, Carolina Guimarães; Stedile, Joana Alves (2013) [Resumo publicado em evento] -
Professora de psicologia no curso técnico : relato da experiência
Griebeler, Marisol Helena Pizzutti (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho expõe reflexões sobre a relevância do ensino da Psicologia no Ensino Médio, tendo como base as vivências experimentadas durante estágio do curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal do Rio ... -
Projeto de Intervenção: Publicidade Infantil e Alimentação Escolar
Melo, Rafaela da Silva; Ivanov, Bárbara Gonçalves; Krug, Camila de Fátima (2013) [Resumo publicado em evento] -
O que se pode aprender com a "MTV de papel" sobre juventude e sexualidade contemporânea?
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues; Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann (2003) [Artigo de periódico] -
A reforma do ensino médio e a psicologia como disciplina : a problematização de um lugar
Tatsch, Geisa Carolina Camillo (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]A reforma do ensino médio é motivo de discussões e reflexões, para as quais não existem posições uniformes, tanto do ponto de vista acadêmico como em relação aos legisladores. Por ser uma temática vigente se faz necessária ...