Navegação por Assunto "Docência"
Resultados 21-40 de 237
-
Bom senso como prática docente na educação infantil
(2019) [Tese]Esta tese se situa no campo dos Estudos de Gênero e dos Estudos Foucaultianos e coloca em discussão o exercício da docência na Educação Infantil, realizado em escolas públicas e na periferia urbana. O movimento ... -
Breve comentário dos capítulos a respeito de prevenir e remediar a indisciplina presente no livro ‘Como enfrentar a indisciplina na escola’ de Silvia Parrat Dayan a partir de minhas experiências docentes
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho comenta as seções presentes no livro Como enfrentar a indisciplina na escola que são: ‘Violência, indisciplina, televisão e linguagem’ e ‘Causas da indisciplina, escola e prática docente’. Verificou-se ... -
Bricolagens com arquivos de frequentação em uma pesquisa entre docência e arte
(2021) [Resumo publicado em evento] -
Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho reflete sobre o caráter formativo da utilização de memórias e histórias de vida como recurso investigativo em dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal ... -
O brincar e a docência : o que pensam educadores em formação no primeiro semestre de um curso de pedagogia
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do brincar na ação docente, tendo como questão problematizadora – “Quais as concepções dos alunos ingressantes no curso de Pedagogia sobre o brincar e a ação ... -
Caminhos da imaginação sociológica ou de como me tornei uma socióloga
(2019) [Artigo de periódico]O presente artigo trata-se de um ensaio, quase biográfico, sobre a trajetória de uma socióloga, em particular de uma profissional que iniciou sua vida profissional no departamento de Ciências Humanas da Universidade de ... -
Caminhos para a docência artesanal: relatos e experiências de estudantes de pedagogia através da A/r/tografia
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, se entende como processo e teve como proposta explorar os significados de um fazer ... -
Carreira e remuneração docentes: a Rede Estadual do Rio Grande do Sul e a Rede Municipal de Porto Alegre em foco
(2020) [Dissertação]O estudo discute a carreira e remuneração docentes, compreendidas como elementos essenciais para o alcance da profissionalização e valorização da categoria, na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (REE/RS) e na ... -
Carreira e remuneração do magistério estadual do Rio Grande do Sul
(2022) [Artigo de periódico]Neste texto, analisam-se a carreira e a remuneração do magistério da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul por meio de dados do período de 2010 a 2019, sendo considerados, para fundamentar a análise, elementos ... -
Cartas de pasantes como textos pedagógicos : momentos de la docencia en educación infantil
(2020) [Artigo de periódico]El presente artículo, a partir de las contribuciones de los estudios sobre formación docente y de los aportes de los procesos que se desarrollan en pasantías para la Educación Infantil, tiene como objetivo discutir la ... -
Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O que faz o professor de teatro continuar exercendo o seu ofício, dentro do ambiente escolar? Tendo essa pergunta como ponto de partida, o presente trabalho propõe, através de entrevistas com cinco professores de teatro e ... -
Cine-geografar a Escola : um currículo geográfico a partir do lugar
(2019) [Tese]Ao considerarem-se as múltiplas trajetórias que estão na escola, as experiências com o cinema e a Geografia escolar geram movimentos denominados nesta tese de cine-geografar, ou seja, ações que podem disparar percepções e ... -
Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho, intitulado Clown – O Prazer de Ser Ridículo: por uma proposta lúdica na formação do professor, apresenta a trajetória da pesquisadora Eveliana Marques, na área teatral, destacando o seu desenvolvimento como ... -
Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
(2017) [Artigo de periódico]O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa ... -
Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo : perspectivas docentes sobre a prática no contexto da pandemia de Covid-19
(2023) [Dissertação]A pandemia da Covid-19 impactou significativamente o setor educacional em todo o mundo. Como medida para conter a propagação do vírus, muitos países adotaram o isolamento social e suspenderam as aulas nas instituições de ... -
A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo tem por objetivo compreender como são construídas as relações dos estagiários e estudantes durante o Estágio de Docência em Educação Física no Ensino Fundamental da ESEF-UFRGS em uma escola da Rede Estadual ... -
Constructo circular
(2020) [Capítulo de livro] -
Contadores com interesse pela docência a partir da experiência em uma Big Four
(2017) [Artigo de periódico]Esta pesquisa objetivou analisar o interesse pela docência de 11 contadores entrevistados, num total de 14, decorrente da influência da experiência como auditor ou consultor de Big Four (as quatro maiores empresas mundiais ... -
Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O estágio de docência obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS se caracteriza por ser um momento singular na trajetória das acadêmicas, e traz consigo muitas inquietações, dúvidas e expectativas que surgem de textos e ... -
Co-teaching in the english practicum course : an experience report
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]This final paper defends the notion that the practice of co-teaching can be used as a means to foster teacher development in teaching majors. It portrays the yearlong experience of two pre-service teachers in an English ...