Navegação por Assunto "Play"
Resultados 21-33 de 33
-
Intersubjetividade e interludicidade na escola de educação infantil : encontros e desencontros entre educadora e bebê
(2020) [Dissertação]O presente trabalho faz uma interlocução entre o campo da psicanálise e da educação infantil. O campo de pesquisa é a escola infantil, o qual foi abordado a partir da sua história de constituição no Brasil, as leis que o ... -
O jogo de cena de Eduardo Coutinho : entre a estrutura e o acontecimento
(2012) [Dissertação]Esta pesquisa visa problematizar o jogo de cena nos filmes de Eduardo Coutinho. A partir de observação empírica e pesquisa bibliográfica, reflete sobre as ações que constituem o fazer cinematográfico do diretor. Desta ... -
Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
(2019) [Artigo de periódico]Este ensaio, um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (mestrado), perspectiva a pesquisa e a docência por meio de uma noção de exercícios que tem ... -
O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]A partir da minha atuação como professora, pude perceber a eficiência do jogo em sala de aula e a necessidade de desenvolver um trabalho que mostrasse que essa prática pode ser séria e resultar em aprendizagem. Ainda, muito ... -
Monstrix : uma alternativa para dialogar sobre igualdade de gênero com crianças na educação infantil
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]A infância é o período da vida no qual a criança tem os primeiros referenciais de mundo e a partir deles passa a construir sua identidade e as bases emocionais que vai levar para a vida. Estudos apontam que crianças a ... -
Olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre : infância contemporânea, psicanálise, educação e arte
(2011) [Tese]A pesquisa apresenta reflexões, análises e experiências tendo como foco os olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre a partir de articulações transdisciplinares entre psicanálise, educação, arte, cultura, história ... -
O papel da mediação da educadora no desenvolvimento da brincadeira de crianças com autismo na educação infantil : um estudo longitudinal
(2011) [Tese]A brincadeira desempenha uma função significativa no desenvolvimento sociocognitivo infantil. No entanto, essa habilidade está prejudicada no caso de crianças com autismo. A teoria histórico-cultural demonstra a importância ... -
Periodização tática : explorando sua organização concepto-metodológica
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Ao longo dos tempos a área do treino no futebol tem sido objeto de estudo e inquietação, seja no campo técnico ou investigativo, já que este processo, reconhecidamente, possui um papel determinante no desenvolvimento ... -
Presentes na escola e ausentes na rua : brincadeiras de crianças marcadas pelo gênero e pela sexualidade
(2012) [Tese]Procuro, nesta pesquisa, mapear e problematizar as diferentes representações presentes na construção das brincadeiras (e dos brinquedos) de grupos de crianças do ensino fundamental, observando, nesse contexto, como o gênero ... -
Que jogo é esse? de uma caixa de brinquedos à espacialidade do desenho
(2018) [Dissertação]Esta pesquisa parte de um questionamento acerca do meu processo em desenho, no qual me pergunto como posso encarar o meu próprio trabalho como um jogo construtivo de espacialidades a partir de brinquedos, pequenos objetos, ... -
A relação entre a infância, o brincar e o uso da tecnologia
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho contempla reflexões de professores de uma escola do município de Campo Bom quanto o uso de mídia e tecnologia na educação infantil, compreendendo o papel fundamental da brincadeira e da infância, tendo ... -
O uso do computador na educação infantil: brincar concreto versus brincar virtual
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Vivemos na era do avanço tecnológico e por isso nossa sociedade se tornou diferente, as famílias, as crianças e os alunos mudaram e a escola também precisa mudar. Com tantas mudanças as crianças também mudaram na sua forma ... -
Vamos brincar de dançar? a narrativa do processo de brincar no ensino da dança no programa de iniciação a docência PIBID/UFRGS no ensino fundamental
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]A dança oferece às crianças a oportunidade de se expressar de modo único. Em sua prática elas são estimuladas a comunicar-se expressando seus pensamentos e seus sentimentos. No contexto escolar contribui para o desenvolvimento ...