Navegação por Autor "Beyer, Hugo Otto"
Resultados 1-20 de 28
-
Alunos com dificuldades na aprendizagem : alternativas pedagógicas
Alves, Gabriel Feichas (2005) [Resumo publicado em evento] -
Uma análise do processo de inclusão : a realidade de uma escola estadual de Santa Maria/RS
Tonini, Andréa (2001) [Dissertação]Diante da relevância da proposta da escola inclusiva, no momento atual da educação, em que vários sistemas de ensino estão se propondo a buscar novas alternativas para tornar esse discurso uma prática efetiva, propus-me a ... -
Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem
Escott, Clarice Monteiro (2000) [Dissertação]Busca, através de uma abordagem qualitativa de pesqmsa, identificar os pontos de cruzamento da Psicopedagogia Clínica e Institucional, apontando caminhos de ressignificação e redimensionamento da ação pedagógica no interior ... -
Avaliação e encaminhamento pedagógico de alunos portadores de deficiência e com dificuldades escolares : análise empírica, construção teórica e proposta alternativa
Pereira, Tanny Chiu; Beyer, Hugo Otto (1997) [Resumo publicado em evento] -
Avaliação e encaminhamento pedagógico de alunos portadores de deficiência e com dificuldades escolares : análise empírica, construção teórica e proposta alternativa
Pereira, Tanny Chiu; Beyer, Hugo Otto (1998) [Resumo publicado em evento] -
Concepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o aluno com necessidades educacionais especiais e sua inclusão na escola comum
Eidelwein, Monica Pagel (2006) [Dissertação]Esta Dissertação de Mestrado intitulada “Concepções dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre o Aluno com Necessidades Educacionais Especiais e sua Inclusão na Escola Comum” aborda as concepções presentes ... -
Concepções de pais de alunos da Escola Fundamental La Salle (Sapucaia do Sul, RS) sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular
Kolling, José (2004) [Dissertação]Interessa-nos aprofundar nesta dissertação o tema da inclusão na educação. Contextualizei, um pouca o percurso histórico das modalidades de inclusão dos sujeitos com necessidades educacionais especiais, referenciando-me ... -
Construindo caminhos em processos de inclusão escolar : uma experiência de pesquisa-ação com professores da Rede Municipal de Ensino/Porto Alegre
Cendron, Marinês (2003) [Dissertação]Esta Dissertação refere-se à formação continuada de professores, em escola de ensino fundamental da RME/POA, sendo que estas se organizam em ciclos. A pesquisa ocorreu em turma de progressão ( composta por alunos que ... -
Desvelando a mediação do professor em sala de aula : uma análise sob as perspectivas de Vygotski e Feuerstein
Giugno, Jane Lourdes Dal Pai (2002) [Dissertação]A presente dissertação investiga a mediação do professor no contexto de sala de aula, tomando como ponto de partida sua atuação mediadora-interativa, confrontando-a com as categorias mediadoras estabelecidas pelo psicólogo ... -
Dizeres, saberes e fazeres do professor, no contexto da inclusão escolar
Guasselli, Maristela Ferrari Ruy (2005) [Dissertação]Na perspectiva de que a linguagem é linguagem porque faz sentido, partilho esse estudo, para que possamos refletir sobre a temática provocada por discussões que problematizam as relações sociais e políticas quanto à inclusão ... -
Escolas inclusivas : do projeto pedagógico às estratégias de implementação inclusiva
Santos, Tatiane Alves dos (2006) [Resumo publicado em evento] -
Falas docentes sobre a não-aprendizagem escolar nos ciclos
Fetzner, Andréa Rosana (2007) [Tese]Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a proposta político-pedagógica dos ciclos para compreender as falas de professoras e professores que associam a esta forma de organização escolar a não-aprendizagem de seus alunos. ... -
Identidade existencial na terceira idade : mediações do estado e da universidade
Both, Agostinho (1998) [Tese]A presente tese trata das categorias de desenvolvimento da identidade existencial na terceira idade e das categorias mediadoras do Estado e da universidade. Investiga a possibilidade de se constituir a gestão social de uma ... -
O imaginário docente na perspectiva da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior : um percurso de significados e ressignificações
Müller, Márcia Beatriz Cerutti (2005) [Dissertação]Este é um estudo sobre o imaginário social dos docentes do ensino superior em relação aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Apresenta-se como problema de pesquisa: quais discursos vêm influenciando o ... -
Imaginário social e educação do surdo institucionalizado
Thoma, Adriana da Silva (1997) [Dissertação]Busco entender o imaginário social construído sobre o surdo abrigado na FEBEM e o papel da escola e da institucionalização em suas vidas. Por se tratar de um grupo duplamente marginalizado (são surdos ... e são da FEBEM), ... -
Indicadores que promovem a aceitação do aluno com Síndrome de Down no ensino regular
Carvalho, Vanessa Delabary Teixeira de (2002) [Dissertação]Partindo do pressuposto que cada vez mais alunos com Síndrome de Down estão sendo incluídos nas classes regulares de ensino, procuramos através deste estudo apontar os indicadores que promovem a aceitação dos alunos com ... -
Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
Beyer, Hugo Otto (2002) [Artigo de periódico]os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e ... -
Interações em sala de aula : um estudo da atividade discursiva de crianças em séries iniciais
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues (2001) [Tese]Esta tese investiga as interações entre pares de crianças no contexto de sala de aula, tomando como unidade de análise as atividades discursivas que acontecem nessas interações. O objetivo fundamental do estudo é compreender ... -
O método de Feuerstein como recurso de educação cognitiva com adolescentes portadores de deficiência múltipla
Pereira, Tanny Chiu; Beyer, Hugo Otto (1999) [Resumo publicado em evento] -
Método Feuerstein : um modelo para o apoio psicopedagógico a indivíduos com dificuldades de aprendizagem, portadores e não portadores de necessidades especiais
Costa, Adriana C.; Beyer, Hugo Otto (1996) [Resumo publicado em evento]