Navegação por Autor "López Bello, Samuel Edmundo"
Resultados 1-20 de 75
-
Uma abordagem normativa para a etnomatemática : bases linguísticas e filosóficas
Régnier, Jean-Claude; López Bello, Samuel Edmundo; Kuztnetsova, Ekaterina M. (2018) [Capítulo de livro] -
Abordagens filosóficas contemporâneas em educação : docências, matemáticas e subjetivações
Santos, Gilberto Silva dos; Sperrhake, Renata; López Bello, Samuel Edmundo (Oikos, 2018) [Livro] -
Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem
Poleto, Camilla da Silva (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]A problemática da iniciação à Álgebra no Ensino Fundamental tem chamado a atenção de professores e pesquisadores da Educação Matemática. O material manipulativo Algeplan foi criado com o objetivo de possibilitar uma melhora ... -
Algoritmo da divisão de números naturais na 6ª série do ensino fundamental
Santos, César Augusto dos (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo deste trabalho é diagnosticar as concepções de alunos de 6ª série do ensino fundamental sobre o algoritmo da divisão de números naturais. Foi desenvolvido a partir de uma Engenharia Didática, produzida e aplicada ... -
Análise do contrato didático em uma aula de matemática no 7º ano do ensino fundamental
Oliveira, Marcílio Martins de; López Bello, Samuel Edmundo (2018) [Resumo publicado em evento] -
Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
Marques, Diego Souza (2017) [Tese]A presente tese visa estudar as potencialidades da noção de aprendizagem a partir das discussões filosóficas de Gilles Deleuze e as filosofias da diferença. Parte de uma interseção entre o filósofo e o escritor Marcel ... -
Apresentação
Santos, Gilberto Silva dos; Sperrhake, Renata; López Bello, Samuel Edmundo (2018) [Texto de apresentação/encerramento] -
Aula aberta ou um docente que coloca a escritura para jogar : encenações terapêuticas para uma aula performativa
Oliveira, Luis Fabiano de (2023) [Tese]A presente tese se constitui como uma textualidade híbrida, que utiliza elementos dramáticos e conceituais para sua escritura. Ao serem levadas ao divã de Wittgenstein, as docências que se performam em uma aula serão ... -
Avaliação nacional da alfabetização : produção e gerenciamento do risco do analfabetismo infantil
Sperrhake, Renata; López Bello, Samuel Edmundo (2018) [Artigo de periódico]Este texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Metodologicamente, e através ... -
Ciência, razão e a mente feminina
Walkerdine, Valerie; Moellwald, Francisco Egger; Hilzendeger, Maria Aparecida Maia; López Bello, Samuel Edmundo (2007) [Artigo de periódico] -
A constituição discursiva das formas-sujeito professor pela etnomatemática
Longo, Fernanda (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho pretende apresentar, num viés analítico de caráter pós-estruturalista, um estudo sobre as verdades e os discursos etnomatemáticos que cercam a constituição de sujeitos professores de matemática em formação. ... -
Corpo a dançar : entre educação e criação de corpos
Ferraz, Wagner (2014) [Dissertação]Essa pesquisa se desenvolve no campo da Educação atravessada pela dança na perspectiva Pós-Estruturalista, com as filosofias da diferença de Gilles Deleuze e Michel Foucault. Com isso, trato de um movimento infinito que ... -
O cuidado com a verdade na tarefa do exercício profissional ético do professor de matemática
Silva, Caren Fulginiti da (2010) [Dissertação]Esta dissertação de mestrado, que apresenta verdade, certeza, matemática e ética no exercício profissional do professor como temáticas, tem como objetivo de estudo tomar quatro diferentes perspectivas em Matemática ... -
O dado na docência em matemática e Foucault : uma constituição docente entre penduricalhos e ética
Aurich, Grace da Ré; López Bello, Samuel Edmundo (2018) [Artigo de periódico]Este artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa que aborda a ética e a diferença na invenção de uma docência em Matemática em meio à vida, por meio da reescrita de si, em uma perspectiva pós-estruturalista, com autores ... -
Da mobilização de jogos de linguagem à produção de significados matemáticos em sala de aula
Rocha, Mariana Rodolfo (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho propõe-se a discutir, de um modo teórico-analítico, a prática escolar como prática social, enfatizando a mobilização da matemática e sua significação dentro das práticas do professor na sala de aula. Baseio-me ... -
Deleuze : educação e matemática e (...) a modo de introdução
López Bello, Samuel Edmundo; Aurich, Grace da Ré; Santos, Gilberto Silva dos (2022) [Texto de apresentação/encerramento] -
Deleuze E Educação E Matemática E... rachar as coisas, rachar as palavras
López Bello, Samuel Edmundo; Aurich, Grace da Ré; Santos, Gilberto Silva dos (Oikos, 2022) [Livro] -
O dispositivo da numeramentalidade e as práticas avaliativas : uma análise da “avaliação nacional da alfabetização”
Sperrhake, Renata (2016) [Tese]A presente tese tem como objetivo geral analisar as linhas do dispositivo da Numeramentalidade na constituição das práticas avaliativas em larga escala, mais especificamente, tomando a Avaliação Nacional da Alfabetização ... -
O dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
Sperrhake, Renata; López Bello, Samuel Edmundo (2019) [Artigo de periódico]O presente artigo apresenta o que denominamos do Dispositivo de Numeramentalidade, mostrando sua potencialidade como ferramenta conceitual, metodológica e analítica para o campo das Ciências Humanas e da Educação. A ... -
Docência em matemática e o paradoxo das múltiplas identidades : contribuições da filosofia deleuziana
Santos, Suelen Assunção; López Bello, Samuel Edmundo (2017) [Artigo de periódico]O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa perspectivada pela linha teórica das filosofias da diferença e educação que teve por objetivo analisar o movimento da forma, enquanto conceito filosófico, ‘docência-e ...