Navegação por Autor "Lucas, Maria Elizabeth da Silva"
Resultados 1-20 de 76
-
Apresentação
Lucas, Maria Elizabeth da Silva (2009) [Texto de apresentação/encerramento] -
Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)
Velloso, Rafael Henrique Soares (2015) [Tese]As trajetórias e as atuações profissionais de duas personalidades emblemáticas do campo artístico-intelectual das Américas no século XX – Alan Lomax e Radamés Gnattali – apresentam-se nesta investigação como elementos ... -
Atual situação da cultura musical indígena de tribos guarani e kaingang em áreas de reserva da biosfera da Mata Atlântica do RS
Frota, Rodrigo; Scherer, Cristiano; Lucas, Maria Elizabeth da Silva (1997) [Resumo publicado em evento] -
Atual situação da cultura musical kaingang em áreas da reserva da biosfera da Mata Atlântica do RS
Frota, Rodrigo; Lucas, Maria Elizabeth da Silva (1998) [Resumo publicado em evento] -
“Batalha não é rolê porque Batalha é minha vida” : etnografia de narrativas sônicas com MCs de Batalha na Região Metropolitana de Porto Alegre - RS
Muck, Bruno Affonso (2022) [Dissertação]Esta dissertação consiste em um estudo etnomusicológico das práticas sonoro-musicais de MCs participantes em Batalhas de Rap, especificamente na modalidade Sangue, no território urbano da Região Metropolitana de Porto ... -
"Batuque de mulheres" : aprontando tamboreiras de nação nas terreiras de Pelotas e Rio Grande, RS
Silveira, Ana Paula Lima (2008) [Dissertação]Estudo etnográfico das trajetórias de três Tamboreiras de Nação, mulheres batuqueiras atuantes no contexto musical afro-religioso do extremo sul brasileiro, nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS, representantes de uma ... -
Bento Mossurunga e o movimento paranista : estudo histórico-analítico das obras para canto e piano e piano solo compostas nas décadas de 1930, 40 e 50
Pereira, Gustavo (2005) [Dissertação]O presente trabalho empreendeu um estudo histórico-analítico de uma seleção de obras para piano e canto e piano do compositor paranaense Bento Mossurunga, compostas entre as décadas de 1930, 40 e 50, com o propósito de ... -
Black Gospel : um estudo etnomusicológico com o grupo Family Soul do Rio Grande do Sul
Oliveira, Miriam de (2018) [Dissertação]A presente dissertação é fruto da pesquisa de campo realizada com o grupo musical Family Soul na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Negros evangélicos, eles desenvolvem há mais de dez anos a prática musico-performática ... -
"Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
Santos, Gabriel Islaz Gonçalves dos (2022) [Dissertação]O presente trabalho consiste em um estudo etnomusicológico construído dialogicamente com um grupo de músicos associados à produtora cultural Escritório da Transfusão, Rio de Janeiro (RJ), a fim de compreender “de dentro“ ... -
O Cancioneiro gaúcho de Ernani Braga : um estudo histórico analítico de uma obracomposta para o Bicentenário de porto Alegre em 1940
Grovermann, Celina Garcia Delmonaco Tarragó (2011) [Dissertação]Através do estudo de trajetória do compositor Ernani Braga (Rio de Janeiro,1888 - São Paulo, 1948) busquei recriar o contexto de criação do álbum de canções Cancioneiro Gaúcho, uma obra musical encomendada para marcar a ... -
Os cânticos de guerra de grupos Kaingang na grande Porto Alegre
Arnt, Mônica de Andrade (2005) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa apresenta a etnografia e a análise das performances coreográfico-musicais de grupos indígenas Kaingang da região metropolitana de Porto Alegre. Busca-se relacionar características musicais com a cosmologia ... -
Os cantos das Copleras em Amaicha del Valle : performatividade voco-sonora, corpos em devir e sentido de lugar no noroeste argentino
Andrade, Ivan Fritzen (2016) [Dissertação]Este é um estudo etnomusicológico acerca da prática do canto de coplas com caja, por mulheres indígenas anciãs amaicheñas-calchaquíes, no Noroeste Argentino. Fundamentada em minha experiência etnográfica em Amaicha del ... -
A "Casa A Electrica" e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil : um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade
Santos, Luana Zambiazzi dos (2011) [Dissertação]Este estudo tem por objetivo examinar a rede de relações músico-sociais que se estabeleceu com a instalação da fábrica de discos “Casa A Electrica” no Rio Grande do Sul em 1914, no que se refere à circulação musical regional, ... -
Chanteuses e cabarés : a performance musical como mediadora dos discursos de gênero na Porto Alegre do início do século XX
Luckow, Fabiane Behling (2011) [Dissertação]Neste estudo, busco compreender como as performances musicais das cantoras/chanteuses dos clubes noturnos de Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX podem mediar as relações de gênero dentro e fora destes espaços ... -
Confluências na (inter)disciplina Encontro de saberes UFRGS
Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato; Heidrich, Alvaro Luiz; Meinerz, Carla Beatriz; Alcântara, Celina Nunes de; Pereira, Eráclito; Prass, Luciana; Souza, José Otávio Catafesto de; Stein, Marilia Raquel Albornoz; Lucas, Maria Elizabeth da Silva; Kubo, Rumi Regina; Pires, Claudia Luisa Zeferino (2019) [Resumo publicado em evento] -
A construção dos "gênios": Mozart, Beethoven e Louis Armstrong
Cardoso, Leonardo Cardoso de (2006) [Resumo publicado em evento] -
Construindo projetos na mobilidade : práticas musicais e experiência migratória entre senegaleses e ganeses no Rio Grande do Sul
Venturin, Kelvin (2020) [Dissertação]Entre 2010 e 2015 uma série de questões geopolíticas, dentre elas a inserção estratégica do Brasil no cenário internacional durante a primeira década do século XXI, o crescimento socioeconômico brasileiro até 2015 e o ... -
Cruzando cercas sonoras, ocupando a música : etnografia musical entre os Sem Terra
Benzi, Douglas Zanlorenzoni (2014) [Dissertação]Este estudo tem como objetivo compreender a música como mediadora das relações sociais e construções identitárias dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a partir da etnografia da música em um assentamento ... -
Damaciri y Jaury : La performatividad sonora Emberá Chamí en el resguardo indígena de San Lorenzo. Caldas (Colombia) Juan Carlos Molano Zuluaga Porto Alegre
Molano Zuluaga, Juan Carlos (2016) [Dissertação]El resguardo indígena de San Lorenzo es un territorio de unos 11.618 habitantes localizado en el noroccidente de Caldas (Colombia) y perteneciente a un subgrupo indígena de la etnia Emberá Chamí. Las prácticas sonoro-musicales ... -
Os DJs da perifa : música eletrônica, mediação, globalização e performance entre grupos populares em São Paulo
Fontanari, Ivan Paolo de Paris (2008) [Tese]Com objetivo de contribuir para a compreensão antropológica da experiência urbana nas grandes cidades contemporâneas, este estudo aborda o tema da construção e reconstrução das trajetórias individuais e coletivas entre ...