Navegação por Autor "Oliven, Arabela Campos"
Resultados 1-20 de 37
-
Abordagem histórica e perspectivas atuais do ensino superior agrícola no Brasil : uma investigação na UFRGS e na UC Davis
Dias, Cleimon Eduardo do Amaral (2001) [Tese]Este estudo analisa o Ensino Superior Agrícola Brasileiro – ESAB, como “campo” (Bourdieu, 1983a), diante do cenário do mundo cambiante em que vivemos, com os seguintes objetivos: (i) resgatar parte da história, destacando ... -
Alunos do ProUni da Universidade de Passo Fundo : trajetórias, percepções/sentimentos e aproveitamento acadêmico
Estacia, Maria Aparecida Tagliari (2009) [Tese]O tema focalizado nesta tese refere-se às ações afirmativas, políticas de inclusão social especiais e temporárias. Entre estas políticas destaca-se o ProUni (Programa Universidade para Todos), criado pela lei nº 11.096, ... -
Análise histórica dos periódicos Educação Brasileira, Educação & Realidade e Revista de Administração Pública - RAP
Martins, Aline Zacouteguy; Petezak, Silvia Maria de Freitas; Lampert, Marjorie da Silva; Morosini, Marília Costa; Oliven, Arabela Campos; Franco, Maria Estela Dal Pai (1997) [Resumo publicado em evento] -
Arquipélago de competência : universidades brasileiras na década de 90
Oliven, Arabela Campos (1993) [Artigo de periódico]Resumo não disponível -
Aspectos sociológicos da alfabetização
Oliven, Arabela Campos (1981) [Artigo de periódico]Resumo não disponível -
O casarão da várzea visto por dentro : trajetórias escolares de alunos do Colégio Militar de Porto Alegre
Pineda, Silvana Schuler (2009) [Tese]Esta pesquisa analisa como se constituem as trajetórias escolares de estudantes do Colégio Militar de Porto Alegre a partir de entrevistas narrativas semi-estruturadas realizadas com 22 alunos dessa instituição educativa ... -
Competências requeridas - competências adquiridas : o curso superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações do Centro Federal de Educação Tecnológica Pelotas - RS no contexto das mudanças advindas da reforma da educação profissional
Mello, Simone Portella Teixeira de (2007) [Tese]Com base em um estudo de caso - o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações do CEFET, Pelotas, RS - analiso a polissemia do conceito de competências, trazendo a tona relatos de agentes sociais significativos: ... -
Concepções e práticas ambientais : a construção do saber sobre o meio ambiente no ensino fundamental
Dal Lago, Carmen (2002) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de construção do saber ambiental no contexto escolar do ensino fundamental. Trata-se de um estudo realizado em três escolas de Porto Alegre onde buscamos identificar ... -
Desenvolvimento da sociologia da educação : Estados Unidos e Inglaterra
Oliven, Arabela Campos (1991) [Artigo de periódico]Resumo não disponível -
Educação superior e políticas de ação afirmativa no Rio Grande do Sul : desigualdades e equidade
Caregnato, Célia Elizabete; Oliven, Arabela Campos (2017) [Artigo de periódico]O artigo compara os níveis de informação, aceitação e julgamento de políticas de ação afirmativa na educação superior brasileira com base em uma pesquisa realizada no ano de 2015 com a população do estado do Rio Grande do ... -
Expansão da inclusão no ensino superior brasileiro : uma análise da Lei n° 12.711/2012 a partir do ciclo de políticas de Ball e Bowe
Oliven, Arabela Campos; Baranzeli, Caroline (2013) [Artigo de periódico]Este artigo tem por objetivo realizar uma análise da constituição do histórico de políticas de Ação Afirmativa no Brasil, compreendendo a implementação da lei n°12.711/2012 – que visa a ampliação de vagas para cotas sociais ... -
Os fios que tecem a docência
Hardt, Lúcia Schneider (2004) [Tese]Esta Tese resulta de uma investigação que tem por objeto o estudo sobre a docência no ensino superior. A pesquisa deseja colaborar com um movimento nacional, que vem discutindo a questão da formação do professor. Os dados ... -
Formação de professores em nível de graduação na modalidade EAD : o caso da pedagogia da UDESC - pólo de Criciúma-SC
Bittencourt, Ricardo Luiz de (2008) [Tese]Esta tese decorre de uma pesquisa sobre a formação de professores em nível da graduação na modalidade Educação a Distância - EAD realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Trata-se de um estudo de caso ... -
Higher education in the United States and Brazil : how the two systems origins shaped their further development
Oliven, Arabela Campos (2014) [Artigo de periódico]This article draws a parallel between higher education in the United States and Brazil placing emphasis on its different origins. The college tradition in the United States began with Harvard in the seventeenth century ... -
A ilustre pelotense : tradição e modernidade em conflito : um estudo histórico da Universidade Federal de Pelotas e suas tentativas de racionalização
Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick (1990) [Dissertação]Estudamos a história da Universidade Federal de Pelotas (cidade do Rio Grande do Sul – Brasil). Nosso alvo era entender a relação particular de uma universidade pública isolada com a história geral da educação superior no ... -
Inovação na formação médica no Brasil e Espanha : estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul e na Universidade de Valladolid
Campos, Marcia Maciel de (2016) [Tese]A tese analisa mudanças que estão ocorrendo nos cursos de medicina no Brasil, a partir do Programa Mais Médicos e dos Novos Parâmetros Curriculares, e na Espanha, a partir da criação do Espaço Europeu de Educação Superior ... -
Intensidade e qualidade da representação estudantil em órgãos colegiados de curso do Centro Universitário Metodista (IPA) : o desafio da participação ativa
Silva, Janile Daniel Moiano (2013) [Dissertação]Esta pesquisa insere-se no campo da discussão da formação de sujeitos políticos no espaço da universidade, tendo como base as vivências de estudantes através das relações estabelecidas em órgão deliberativo, pelo sistema ... -
A internacionalização da educação superior no Brasil : um estudo de caso de alunos estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS
Feijó, Rosemeri Nunes (2013) [Dissertação]A presente dissertação analisa o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), promovido pela CAPES e CNPq, por meio do estudo de alunos estrangeiros contemplados com esta modalidade de bolsa, tomando o Programa ... -
Linguagem, condicionamento social e processos cognitivos
Oliven, Arabela Campos (1979) [Artigo de periódico]Análise da relação entre linguagem e processos cognitivos bem como dos condicionamentos sociais que interferem nesta relação. Abordagem do tema tanto em nível inter-lingüístico (aspectos formais das gramáticas de dlferentes ... -
A marca de origem : comparando colleges norte-americanos e faculdades brasileiras
Oliven, Arabela Campos; Bittencourt, Aline Durán da Silveira de (2005) [Artigo de periódico]Colleges nos Estados Unidos e faculdades no Brasil existiam antes da criação de universidades. Instituições radicalmente diferentes, têm marcado profundamente o desenvolvimento da educação superior nos dois países. O college ...