Navegação por Assunto "Aritmética"
Resultados 1-20 de 23
-
Análise comparativa entre a aritmética intervalar e a aritmética real
(1994) [Resumo publicado em evento] -
Aritmética e resolução de problemas: dois estudos com alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
(2020) [Dissertação]A aritmética e a resolução de problemas matemáticos são temáticas recorrentes dentro do campo de pesquisa da educação matemática. A aritmética contempla relações entre quantidades e a realização de cálculos. Já a resolução ... -
Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
(2023) [Artigo de periódico]Este artigo teve como objetivo principal examinar as funções cognitivas associadas às dificuldades em aritmética, focando com foco em: a) analisar a relação entre o desempenho neuropsicológico e o desempenho em aritmética ... -
A avaliação de aritmética nas escolas públicas de Porto Alegre (1873-1909)
(2015) [Artigo de periódico] -
Cadernos escolares : problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, ... -
Caracterização do desempenho aritmético e intervenção com estudantes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
(2016) [Tese]O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) pode acarretar prejuízos ao desempenho matemático. Esses parecem estar relacionados aos sintomas presentes no transtorno e a déficits em funções cognitivas importantes ... -
Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
(2016) [Dissertação]Esta dissertação é composta por dois estudos conduzidos a fim de compreender de maneira integrada os fatores cognitivos/neuropsicológicos e ambientais relacionados ao desempenho em leitura (precisão e fluência) de crianças. ... -
Ensino de fatos aritméticos para escolares com deficiência intelectual
(2013) [Artigo de periódico]Este estudo identificou os procedimentos de contagem usados por crianças com deficiência intelectual e verificou os efeitos de um programa de intervenção direcionado ao ensino de fatos aritméticos. Participaram três crianças, ... -
Ensino de fatos básicos aditivos para crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) : possibilidades de intervenção pedagógica na aritmética
(2009) [Tese]O armazenamento e/ou o acesso automático e preciso dos fatos aritméticos básicos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com dificuldades aritméticas e com Transtorno de Déficit ... -
Um estudo do estatuto das leis lógicas a partir de Frege
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
Habilidades cognitivas preditoras do desempenho aritmético de crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental
(2023) [Artigo de periódico]Neste artigo, é apresentado um estudo que se propõe a identificar, de forma quantitativa, habilidades cognitivas, de domínio geral e específico, como preditoras do desempenho aritmético de 127 alunos de 3º e 4º anos do ... -
Interface entre a velocidade de processamento cognitivo e o desempenho aritmético e leitor de alunos do 5° e 7° anos do ensino fundamental
(2020) [Artigo de periódico]A literatura que investiga a interface entre a velocidade de processamento cognitivo (VP) e as aprendizagens da Matemática e da leitura sugere que a VP exerce um papel crucial. Entretanto, resultados ainda controversos têm ... -
La Salle e a formação de mestres-professores : as orientações contidas no guia das escolas cristãs para o ensino da aritmética
(2018) [Artigo de periódico]Os Irmãos das Escolas Cristãs, mais conhecidos como lassalistas, têm sua trajetória institucional atrelada à história da formação de professores. Atribui-se a La Salle a criação da primeira Escola Normal no modelo como a ... -
Livros didáticos de aritmética na imigração italiana do Rio Grande do Sul (1875 – 1905)
(2020) [Dissertação]A imigração italiana no Rio Grande do Sul no final do século XIX e início do século XX representou um desafio aos imigrantes devido a inexistência de estrutura física nas colônias. A literatura que retrata o histórico de ... -
Memória de trabalho, raciocínio lógico e desempenho em aritmética e leitura
(2015) [Artigo de periódico]O estudo buscou descrever o papel que os diferentes componentes da memória de trabalho e raciocínio lógico exercem na variação do desempenho em cálculo aritmético e leitura de alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. ... -
Números relativos : uma proposta de ensino
(2014) [Dissertação]Este trabalho traz um estudo sobre o ensino e a aprendizagem dos números relativos e das operações de adição e subtração. A escolha deste tema de pesquisa está associada às constatações de incompreensões dos números relativos ... -
O pensamento matemático na Escola Básica
(2013) [Artigo de periódico]Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “Como familiarizar gradativamente os alunos da Escola Básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano ... -
Previsão e verificação da coerência do resultado de uma operação
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho objetiva uma reflexão sobre a previsão e a verificação da coerência do resultado de um cálculo, observando-se os efeitos e as propriedades aritméticas da operação. Para viabilizar tal raciocínio são expostos ... -
Problemas aritméticos em livros, revistas e programas : um exercício de cruzamento de fontes
(2016) [Artigo de periódico]O artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório ... -
Relação entre atenção e desempenho em leitura, escrita e aritmética em crianças
(2017) [Artigo de periódico]Este estudo buscou verificar se há relação entre atenção (seletiva e sustentada visual) e o desempenho escolar (leitura, escrita e aritmética). Foram avaliados 258 estudantes do 1º a 9º ano do ensino fundamental de escolas ...