Repositório Digital

A- A A+

O estudo da área via composição e decomposição de figuras planas : uma possibilidade para inserção da argumentação na escola básica

.

O estudo da área via composição e decomposição de figuras planas : uma possibilidade para inserção da argumentação na escola básica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O estudo da área via composição e decomposição de figuras planas : uma possibilidade para inserção da argumentação na escola básica
Autor Meinerz, Franciele Marciane
Orientador Doering, Luisa Rodriguez
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Geometria plana
[en] Composition and decomposition of geometric shapes
[en] Math argumentation
[en] Math investigation
Resumo O presente trabalho relata uma experiência realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no qual propomos uma sequência de atividades com foco na investigação matemática. O objetivo desta sequência é introduzir a argumentação nas aulas de Matemática. As atividades buscam instigar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a criar conjecturas e argumentações utilizando a composição e a decomposição de figuras geométricas planas para obtenção de uma fórmula para o cálculo de suas áreas. Para entender um pouco mais sobre a argumentação matemática e sua importância, nos baseamos no estudo sobre argumentação matemática, realizado por Boavida (2005), em sua tese de doutorado. Realizamos uma análise da nossa intervenção pedagógica, na qual percebemos que é possível desenvolver a habilidade argumentativa dos alunos e que a composição e a decomposição de figuras foi um fator relevante para o desenvolvimento das argumentações. Também notamos que, no decorrer das atividades, estabeleceu-se uma preocupação dos alunos com relação à escrita e à justificativa de suas afirmações.
Abstract This work details an experience performed at Colégio de Aplicação, a school based on the Federal University of Rio Grande do Sul, in which we propose a set of activities that focus on Math investigation. These activities have the objective to introduce Math investigation in middle-school classes. Our study looks for instigating 8-year students to create conjectures and argumentations using the composition and the decomposition of geometric shapes to obtain the formula for calculating their areas. In order to understand more about Math argumentation and its importance, we based our work on the doctoral thesis of Boavida (2005). We also analyzed the results of these activities, and we conclude that they may help in the development of the argumentative skills of students. The composition and the decomposition of geometric shapes were a relevant factor for the argumentation development. We also note that during the activities, the students were concern about the justifications of their statements.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134199
Arquivos Descrição Formato
000986695.pdf (5.891Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.