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Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues

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Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues

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Título Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues
Autor Scholl, Ana Paula
Orientador Finger, Ingrid
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Bilingüismo
Questionário
[en] Bilingual experience
[en] Bilingualism
[en] Language background questionnaire
Resumo O presente trabalho propõe a elaboração de um questionário de histórico da linguagem satisfatório que tem como objetivo avaliar o perfil linguístico de indivíduos bilíngues brasileiros em pesquisas sobre o bilinguismo. Para tanto, definimos alguns conceitos básicos sobre o bilinguismo e, com base na literatura sobre o assunto, os três critérios de avaliação de bilíngues que consideramos mais importantes para uma compreensão da experiência dos indivíduos: (i) idade de aquisição; (ii) domínios de uso; e (iii) proficiência. Sob a luz dos critérios definidos, analisamos três questionários de histórico da linguagem atuais: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); e (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Constatamos que os questionários, apesar de terem como proposta serem efetivos, não incluem perguntas que abordem de forma satisfatória todos os fatores essenciais discutidos. Por fim, propomos um questionário de histórico da linguagem com grupos de questões que refletem as discussões teóricas realizadas, que possa ser utilizado em pesquisas que incluam amostras de falantes bilíngues brasileiros adultos.
Abstract The present study proposes the development of a satisfactory language background questionnaire aiming to evaluate the linguistic profile of Brazilian bilingual individuals and to be used in research about bilingualism. First, we define some basic concepts about bilingualism and, based on the existing literature about the subject, the three main criteria in assessing bilinguals for a complete understanding of the individuals’ experiences: (i) age of acquisition; (ii) domains of use; and (iii) proficiency. In light of the defined criteria, we analyzed three recent language background questionnaires: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); and (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Even though the questionnaires are intended to be effective, we found that they do not include questions which comprehend satisfactorily all the essential elements discussed. Finally, we propose a version of a language background questionnaire, containing groups of questions that reflect the theoretical discussions made, that can be used in research including samples of adult Brazilian bilingual speakers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/95052
Arquivos Descrição Formato
000917374.pdf (1.962Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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