Navegação por Autor "Carvalho, Marie Jane Soares"
Resultados 1-20 de 94
-
Adolescência e gênero : temporalidades marcadas entre jovens de classe popular
Machado, Juliana Brandão (2003) [Resumo publicado em evento] -
O alcance e os limites da PNAD nas pesquisas dos usos do tempo
Saraiva, Júlia de Siqueira; Machado, Nádie Christina; Machado, Juliana Brandão (2007) [Resumo publicado em evento] -
Alfabetização e letramento
Lazzarotto, Eliane Fátima Serena (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem por tema central Alfabetização e Letramento. É de extrema importância para o professor (a) que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental dominar os conceitos de Alfabetização e Letramento, e ... -
A alteridade à flor da pele : [resenha]
Carvalho, Marie Jane Soares (2002) [Resenha] -
ANÁLISE DE CATEGORIAS DOS USOS DO TEMPO DE PROFESSORAS EGRESSAS - CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Medina, Vilson Juliano Pereira (2012) [Resumo publicado em evento] -
Aprendizagem escolar a partir da metodologia de projetos de aprendizagem
Rocha, Elizete Borges da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho ressalta como questão central como os alunos constroem as aprendizagens por meio dos Projetos de Aprendizagem? A pesquisa participante foi desenvolvida a partir da interação entre professor e alunos do 3° ano ... -
Aprendizagens em massive open online course (MOOC)
Silva, Patrícia Grasel da (2016) [Tese]Diante de uma sociedade conectada, em que as trocas sociais ganham dimensão através da internet, nos propomos a estudar sobre aprendizagens em Massive Open On-line Course (MOOC), mais especificamente sobre os intercâmbios ... -
Arquitetura pedagógica de projetos de aprendizagem : um novo olhar sobre a prática em sala de aula
Scheffer, Dulce de Medeiros Boff (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]A experiência de um professor durante muitos anos pode apresentar estrutura e resultados diferentes, dependendo da prática pedagógica que vivencia. Ao mesmo tempo em que esta prática é vivenciada, necessita ser refletida ... -
Arquiteturas pedagógicas aplicadas à educação a distância
Grassi, Daiane (2010) [Dissertação]A presente dissertação refere-se a um estudo de caso sobre a formação pedagógica – curso de pedagogia – de professoras já em exercício e o quanto esta, a partir de sua concepção curricular e pedagógica contribuiu para ... -
Arquiteturas pedagógicas e formação de professores
Carvalho, Marie Jane Soares; Grassi, Daiane (2014) [Capítulo de livro]Resumo não disponível -
Arroio Gauchinho - Uma Proposta de Educação Ambiental no Berçário II
Rysdyk, Marcia Regina de Azeredo; Carvalho, Marie Jane Soares; Luzzardi, Doris Maria (2009) [Resumo publicado em evento] -
Auto-exclusão discursiva : um estudo de produção de sentidos de professores em formação mediado por tecnologias intelectuais
Santos, Karen Christina Pinheiro dos (2005) [Dissertação]Inicio com a argumentação dicotômica entre sujeito e objeto para compreender o gesto de interpretação das professoras no relato teórico de suas experiências estudantil e profissional, explícito nas duas formas de registros ... -
Avaliação de uma política pública de inclusão digital : os telecentros comunitários de porto alegre
Gimenes, Simone Camargo (2008) [Dissertação]As Tecnologias de Informação e Comunicação se tornam cada vez mais presentes no nosso cotidiano e com elas vimos emergir uma nova categoria de exclusão social, a chamada exclusão digital. Para darmos conta dessa polarização ... -
Avaliação no estágio supervisionado : intersubjetividades na formação de professores em cursos na modalidade EAD
Rela, Eliana (2010) [Tese]A presente pesquisa propõe considerações e reflexões sobre a intersubjetividade e a construção social das lógicas de avaliação no estágio de professores em formação continuada, em contextos tecnológicos de cursos de ... -
A constituição de grupos, agrupamentos e comunidades em websites de redes sociais
Koehler, Cristiane; Machado-Spence, Nádie Christina Ferreira; Carvalho, Marie Jane Soares (2015) [Artigo de periódico]Apresentamos uma reflexão teórica sobre os conceitos de “grupos”, “agrupamentos” e “comunidades” no contexto da cibercultura. O objetivo é compreender a dinâmica das relações interpessoais através de uma abordagem metodológica ... -
Construção de funções em matemática com o uso de objetos de aprendizagem no ensino médio noturno
Togni, Ana Cecilia (2007) [Tese]Este estudo tem como foco o processo de aprendizagem que ocorre no desenvolvimento do currículo de matemática no ensino médio noturno, com suas dificuldades estruturais, físicas e humanas. Como os planos de estudo de cada ... -
O desenvolvimento da competência de reflexão a partir de portfólios de aprendizagem
Schneider, Daisy (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]A partir da conceituação de blog e de uma perspectiva educativa sobre seu uso, tem-se como tema central deste artigo as competências, em especial, o desenvolvimento da competência de reflexão. Para tanto, utiliza-se como ... -
O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
Albuquerque, Renato Avellar de (2020) [Trabalho de conclusão de especialização]O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder ... -
A distância transacional e a organização de cursos de licenciatura on-line
Hahn, Raquel Usevicius (2017) [Tese]Esta tese aprofunda os estudos na área de formação de professores para educação básica na modalidade a distância, integrando a linha de pesquisa Ambientes Informatizados e Ensino a Distância do curso de Pós-graduação em ... -
A distância transacional e a percepção de estudantes
Lorençatto, Mauro; Carvalho, Marie Jane Soares (2011) [Trabalho completo publicado em evento]