Navegação Artes Cênicas por Autor "Santos, Vera Lucia Bertoni dos"
Resultados 1-20 de 22
-
Acima de tudo, teatro! : um olhar sobre a produção teatral para infância e juventude a partir de Porto Alegre
Fonseca, Gilberto (2010) [Dissertação]O trabalho tem por objetivos ampliar a discussão sobre os espetáculos produzidos para a infância e juventude e fundamentar a visão do autor sobre a arte teatral destinada a crianças e jovens, através da problematização das ... -
Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula
Vellinho, Mariana Pinto Vieira (2018) [Dissertação]A pesquisa enfoca experiências de cunho memorial e artístico vivenciadas a partir de uma proposta pedagógica desenvolvida na disciplina de Artes-Teatro, com estudantes do 9º ano de uma escola de Educação Básica da Rede ... -
Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica
Reinisch, Gustavo Machado de Araujo (2016) [Dissertação]A pesquisa tem por objetivo identificar processos de desenvolvimento de estruturas de conhecimento em experiências de estudantes de teatro, quando viabilizado como componente curricular na Educação Básica. O estudo pauta-se ... -
Dança como componente curricular na educação básica: um percurso no Colégio de Aplicação da UFRGS
Allemand, Débora Souto (2023) [Tese]A Tese enfoca o processo de inserção da Dança como componente curricular autônomo na Educação Básica, desde o ingresso da primeira professora Licenciada em Dança no corpo docente do Colégio de Aplicação da Universidade ... -
Dança na escola e a construção do co(rpo)letivo : respingos sobre um processo educativo que dança (dançante que educa?)
Corrêa, Josiane Gisela Franken (2012) [Dissertação]O estudo discute o processo de ensino e aprendizagem em Dança na Educação Básica. Tendo por objetivo principal investigar como ocorre o processo de construção dos corpos dançantes na escola de ensino formal, a pesquisa ... -
Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
Cabral, Jeferson de Oliveira (2017) [Dissertação]O mote central da investigação é a dança-teatro e suas possibilidades pedagógicas. O estudo tem por objetivo extrair princípios pedagógicos em dança-teatro a partir de premissas de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch ... -
Dança-teatro no Ensino Médio : uma poética formativa no Colégio de Aplicação da UFRGS
Cabral, Jeferson de Oliveira (2020) [Tese]A Tese reflete sobre descobertas e desafios de uma proposta pedagógica intitulada “Uma poética formativa em dança-teatro”, inserida num espaço de educação formal de Ensino Básico. O objetivo central é propor disparadores ... -
Docência e ensino de teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS (1954-1996) : memórias emprestadas para uma narrativa sobre as bases de um projeto pedagógico
Molina, William Fernandes (2021) [Tese]A Tese propõe-se a reconfigurar uma trajetória histórica e pedagógica acerca do ensino de teatro no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no período compreendido entre os anos de ... -
Dramaturgias radicais : poéticas matrísticas para uma arte dialógica
Juguero, Viviane (2019) [Tese]A tese Dramaturgias Radicais: poéticas matrísticas para uma arte dialógica enfoca a dramaturgia como a composição artístico-discursiva de peças de teatro, criações ficcionais audiovisuais, performances híbridas e gêneros ... -
Ensino de dança na educação básica : conversas com professoras da Rede Municipal de Pelotas/RS
Silva, Carolina Pinto da (2023) [Dissertação]O texto reflete sobre os processos e resultados de uma pesquisa de mestrado envolvendo a temática da Dança na Educação Básica, com foco na inserção da Dança como componente curricular nas Escolas Públicas Municipais de ... -
A escola como lugar de teatro : táticas de ocupação do espaço para o teatro como disciplina na Educação Básica
Freitas, Luciane Prestes de (2014) [Dissertação]O tema central desta Dissertação é o espaço para o ensino de Teatro na Educação Básica e os aspectos que concorrem para a sua ocupação, sob o ponto de vista de professores de Teatro inseridos no sistema escolar, e a partir ... -
Formação em teatro na UFRGS (1960-1973) : memórias de tempos de ousadia e paixão
Wolkmer, Juliana Ribeiro (2017) [Dissertação]A história do ensino de teatro no Departamento de Arte Dramática (DAD) do Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é o tema central da pesquisa, que busca compreender o processo de ... -
Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola
Bonatto, Mônica Torres (2009) [Dissertação]Juntoudeunisso investiga possíveis relações entre práticas cênicas desenvolvidas no ambiente escolar e procedimentos da produção artística contemporânea, mediante a reflexão sobre um projeto pedagógico realizado pela ... -
Misterioso, mas não indecifrável : um estudo sobre a aprendizagem na iniciação teatral
Silva, Joana Izabel dà (2009) [Dissertação]O trabalho reflete uma pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem inicial do teatro, desenvolvido pela própria pesquisadora, no ano de 2007, que tem como sujeitos os alunos participantes do Curso de Extensão ... -
Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes : narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994)
Wolkmer, Juliana Ribeiro (2022) [Tese]O tema central da tese é a metodologia de ensino de teatro de Maria Helena Lopes, importante e reconhecida diretora teatral gaúcha do grupo Tear, cuja carreira docente se desenvolve no Departamento de Arte Dramática (DAD) ... -
Nós, professoras de dança : ensaio documental sobre a docência em Dança no Rio Grande do Sul
Corrêa, Josiane Gisela Franken (2018) [Tese]O objetivo central do trabalho é mapear a docência em Dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul (RS), na busca de evidenciar possibilidades, limites e estratégias para o ensino de Dança na educação escolar. ... -
Práticas de ocupação da cidade pelo teatro : um estudo a partir de grupos atuantes em Porto Alegre
Jácome, Cecília Lauritzen (2013) [Dissertação]O trabalho tem por objetivo refletir sobre os processos de ocupação da rua pelo teatro, na busca por compreender aspectos que caracterizam a relação entre teatro e cidade atualmente. A investigação configura-se como um ... -
Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais
Fischer, Geraldo Bueno (2016) [Dissertação]Na Dissertação são descritas experiências na disciplina de Artes, junto a jovens estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, sistematizadas através de processos que se aproximam de ... -
Práticas teatrais na escola : histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro
Silva, Belonice Medeiros da (2010) [Dissertação]O objetivo principal desta pesquisa é investigar os modos de pensar e fazer teatro na escola a partir do ponto de vista dos professores e dos significados sociais que eles conferem às práticas teatrais inseridas no cotidiano ... -
Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
Rocha, Fernanda Marília Gomes da (2019) [Tese]O trabalho propõe-se ao estudo de criações artísticas de cunho cênico desenvolvidas no meio escolar, sob acompanhamento de um docente especialista em Teatro, que prevejam um processo de natureza cooperativa e visem ao ...