Navegação Informática na Educação por Autor "Maraschin, Cleci"
Resultados 1-19 de 19
-
O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes (2003) [Tese]Nas últimas décadas, o uso de recursos tecnológicos como apoio à educação foi intensificado no Brasil. A ampliação das redes, o uso intensivo da Internet e o barateamento dos equipamentos tornaram mais fácil esta busca ... -
Agências do artificial e do humano : uma análise de noções do humano na inteligência artificial a partir de perspectivas sociais e culturais
Wild, Rafael (2011) [Tese]Esta tese analisa noções construídas sobre o ser humano que são apropriadas com fins tecnológicos, em sistemas computacionais produzidos por praticantes da Inteligência Artificial. Foi desenvolvido com base em um trabalho ... -
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
Corte Real, Luciane Magalhães (2007) [Tese]A Tese propõe a idéia da Aprendizagem Amorosa que nasce na confluência do conversar com a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, com a Epistemologia Genética Jean Piaget e com o pensamento de outramento de Michel Serres. ... -
A autorregulação da aprendizagem na formação de um educador matemático na modalidade a distância : uma proposta de articulação curricular
Fantinel, Patricia da Conceicao (2015) [Tese]A autorregulação é um dos vários elementos considerados essenciais no processo de aprendizagem, pode-se afirmar que um aluno autorregulado em sua aprendizagem é aquele que aprendeu a planejar, controlar e avaliar seus ... -
Criando laços via recursos informatizados : intervenção em saúde mental
Francisco, Deise Juliana (2007) [Tese]A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Grupo de Pesquisa Provia II: Programa Interinstitucional Comunidades de Aprendizagem, Estética do Virtual e Autoria Coletiva, ... -
Da Uni-versidade para a multi-versidade: redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de AVA
Daudt, Sônia Isabel Dondonis (2005) [Tese]Esta tese é o resultado de um estudo embasado principalmente na Teoria da Biologia do Conhecer, do biólogo Humberto Maturana, em uma reflexão sobre uma história de entrelaçamentos de vivências no âmbito de uma experiência ... -
O diálogo matemático e o processo de tomada de consciência da aprendizagem em ambientes telemáticos
Sauer, Laurete Zanol (2004) [Tese]Este estudo discute a possibilidade do emprego de ambientes computacionais de aprendizagem para a educação matemática de graduandos universitários. Além da organização do conteúdo matemático de Cálculo Diferencial e Integral ... -
Em busca da aplicabilidade de sociedades articiais em informática educativa
Silva, Henrique Oliveira da (2006) [Tese]A principal proposta deste trabalho consiste na exploração e definição de bases teóricas e tecnológicas que possam sustentar a utilização do modelo de sistema computacional, chamado de Sociedades Artificiais, como uma ... -
A equilibração dos processos cognitivos na aprendizagem de matemática no ambiente do Mecam
Lima, Isolda Giani de (2004) [Tese]Esta tese analisa os efeitos na aprendizagem, a partir de uma proposta pedagógica que integra uma metodologia de intervenção apoiada por recursos tecnológicos. A proposta pedagógica é implementada em ambiente virtual de ... -
Escritura na convergência de mídias
Demoly, Karla Rosane do Amaral (2008) [Tese]Esta tese é o resultado de uma análise sobre como um grupo de professoras em condições perceptivas distintas escreve, quando se envolvem em uma experiência de escritura na convergência de mídias. Trata-se de um estudo de ... -
Imagens do hospício vazio : fotografia, pesquisa e intervenção
Maurente, Vanessa Soares (2010) [Tese]Esta tese foi inspirada no desejo de aprofundar modos de pesquisar e intervir através da fotografia e no reconhecimento das condições de possibilidade de construção de novas práticas no campo da saúde mental. Realizou-se ... -
Um jogo educativo para a formação do psicólogo escolar
Teles, Fernando (2015) [Tese]Nesta pesquisa, desenvolvemos e experimentamos um jogo educativo para a formação do psicólogo escolar no âmbito dos estudos da Informática na Educação. Seguindo as orientações teórico-metodológicas da Teoria Ator-Rede, ... -
Linguajando com tecnologias móveis : a metáfora na cognição inventiva
Gomes, Raquel Salcedo (2017) [Tese]O fenômeno metafórico, caro às ciências da linguagem, tem recentemente adentrado também os estudos cognitivos, visto que se tem advogado que a metáfora não ocorre apenas na linguagem, mas constitui processos do pensamento. ... -
Mapeamento das interações em ambiente virtual de aprendizagem : uma possibilidade para avaliação em educação a distância
Bassani, Patrícia Brandalise Scherer (2006) [Tese]O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a questão da interação em ambientes virtuais de aprendizagem, focalizando-se na modelagem e implementação de uma ferramenta computacional capaz de mapear as interações ... -
Máquinas, inscrições e observador : o problema da visualização do conhecimento numa abordagem sistêmica
Diehl, Rafael (2010) [Tese]Nesta tese, argumenta-se que as inscrições são a interface a partir da qual é possível considerar metodologicamente a condição de observadores na visualização do conhecimento. Para isso, considera-se os limites dos sistemas ... -
O metadocumentário como tecnologia cognitiva para experienciar o conhecimento como enação
Silva, Luciana Kraemer da (2019) [Tese]Esta tese articula as áreas da cognição, da tecnologia e do cinema documentário para compreender de que forma os documentários metalinguísticos nos dão a chance de pesquisar o conhecimento de forma não representacionista, ... -
Modelagem de observação cognitiva em ambiente digital acompanhada por impressões eletrofisiológicas
Garrido, Susane Martins Lopes (2005) [Tese]Esta Tese apresenta uma Pesquisa experimental sobre a Criação de uma Modelagem para observação da Cognição humana em uma interface digital utilizando-se de impressões eletrofisiológicas. Trata-se de um estudo interdisciplinar ... -
Rede de conversação virtual : engendramento coletivo-singular na formação de professores
Rodrigues, Sheyla Costa (2007) [Tese]Esta tese buscou conhecer como os professores reconfiguram saberes e práticas em uma rede de conversação. A rede de conversação é composta pelos participantes do Projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias ... -
Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através de metacognição como propulsora da produção do conhecimento
Oliveira, José Antônio Colvara (2007) [Tese]Criar objetos e dar-lhes movimento, orientando como, quando e onde se mover, têm-se revelado atividades de interesse para todas as idades. A robótica é a concretização dessas várias ações. Estimulando a busca por soluções, ...