Browsing Psychology by Author "Bosa, Cleonice Alves"
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Adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Bellé, Andressa Henke (2007) [Dissertation]Este trabalho apresenta dois artigos sobre a adaptação psicossocial de mães de crianças com TDAH. O primeiro corresponde a uma revisão de literatura sobre o TDAH, fundamentada no Modelo de Estresse e Adaptação Familiar. ... -
Adolescência e resiliência familiar : a perspectiva de irmãos de indivíduos com transtorno do espectro autista
Libio, Larissa (2022) [Dissertation]Esta dissertação teve como objetivo compreender a percepção de irmãos de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre a experiência da adolescência e sobre os processos de resiliência familiar. Trata-se de um ... -
Aprimoramento e evidências de validade do protocolo de observação para crianças com suspeita de transtornos do espectro autista : um estudo preliminar
Marques, Daniela Fernandes (2010) [Dissertation]O aumento da prevalência mundial dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) evidencia a necessidade de identificação e reabilitação precoces para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e famílias envolvidas. ... -
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo de caso longitudinal sobre a competência social da criança e o papel da educadora
Sanini, Cláudia (2011) [Thesis]Resumo não disponível -
Avaliação neuropsicológica das funções executivas no transtorno do espectro do autismo
Czermainski, Fernanda Rasch (2012) [Dissertation]Essa dissertação teve como objetivo investigar as funções executivas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No primeiro estudo, foi feita uma revisão sistemática de publicações de 2001 a ... -
A busca pelo diagnóstico e tratamento do filho com autismo : a influência do coping e do apoio social e conjugal nos níveis de estresse dos pais
Zanon, Regina Basso (2016) [Thesis]Conhecer os fatores que facilitam ou retardam o processo diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde o reconhecimento dos sinais de alerta pelos pais até as dificuldades enfrentadas na busca pelo tratamento, ... -
Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
Camargo, Síglia Pimentel Höher (2007) [Dissertation]A literatura atualmente existente sobre o autismo é farta de evidências sobre os prejuízos inerentes às características da síndrome. Em decorrência disso, surgem diversos questionamentos relativos à possibilidade de inclusão ... -
Comportamentos indicativos de apego em crianças com autismo
Sanini, Cláudia (2006) [Dissertation]O autismo é uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento infantil e apresenta múltiplas etiologias. Tem como sintomas típicos, aparentes antes do 3o ano de vida: prejuízo social, dificuldade na comunicação ... -
A compreensão e a produção de enunciados metafóricos em crianças com transtornos globais do desenvolvimento
Leon, Viviane Costa de (2008) [Thesis]As pesquisas envolvendo a compreensão de enunciados metafóricos por autistas são unânimes em afirmar que esses indivíduos não compreendem metáforas. Os trabalhos que constituem esta tese questionam estas evidências, com ... -
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
Faro, Kátia Carvalho Amaral (2023) [Thesis]A presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, ... -
A comunicação na interação bebê-educadora nos primeiros dois anos de vida
Bressani, Maria Cristina Lemes (2006) [Dissertation]O presente estudo teve como principal objetivo investigar a comunicação verbal e não-verbal na interação educadora-bebê, nos primeiros dois anos de vida. Participaram da pesquisa 4 bebês, com idades entre 5 e 14 meses, que ... -
Coparentalidade em famílias de adolescentes com autismo e comportamento agressivo
Schmidt, Carlo (2008) [Thesis]O presente trabalho é composto por dois estudos com o objetivo de investigar o impacto de adolescentes com autismo e comportamento agressivo. Buscou-se examinar as características de coparentalidade, as influências na ... -
A coparentalidade em pais de crianças com autismo em idade pré-escolar
Santos, Maúcha Sifuentes dos (2007) [Dissertation]A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo com que as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade em pais (pai/mãe) de crianças com autismo. ... -
Déficit na iniciativa de atenção compartilhada como principal preditor de comportamento social no transtorno do espectro autista
Zanon, Regina Basso (2012) [Dissertation]Existem duas modalidades de comportamentos de Atenção Compartilhada (AC), os de Resposta (RAC) e os de Iniciativa (IAC). O comprometimento na habilidade de AC é um dos sinais mais robustos do Transtorno do Espectro Autista ... -
A efetividade de uma intervenção precoce na interação entre os pais e um bebê prematuro com deficiência visual
Kreutz, Carla Meira (2010) [Thesis]Esta tese de doutorado é um estudo de caso sobre uma família com um bebê com deficiência visual e a efetividade de uma intervenção precoce, dividindo-se em quatro artigos. O primeiro objetivou revisar a produção científica ... -
Efetividade de um programa de capacitação em identificação precoce do transtorno do espectro autista na atenção básica em saúde
Lampert, Simone Steyer (2016) [Thesis]Nos últimos anos, o conhecimento acerca das manifestações precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou seja, a presença de sinais comportamentais que ocorrem cedo no desenvolvimento, tem aumentado significativamente. ... -
Elaboração do diagnóstico de autismo do filho : indicativos de resiliência parental
Semensato, Márcia Rejane (2013) [Thesis]Este estudo investigou os indicativos de resiliência parental no processo de comunicação do diagnóstico de autismo após a avaliação do filho. Esses indicativos representaram o construto da elaboração parental do diagnóstico ... -
Estresse, auto-eficácia e o contexto de adaptação familiar de mães de portadores de transtornos globais do desenvolvimento
Schmidt, Carlo (2004) [Dissertation]Os transtornos globais do desenvolvimento (TGD) caracterizam-se pelo comprometimento severo em três áreas do desenvolvimento: habilidade de interação social recíproca, habilidade de comunicação, e presença de comportamentos, ... -
Estresse e autoconceito em pais e mães de crianças com a síndrome do X-frágil
Cherubini, Zuleika Ana (2005) [Dissertation]A síndrome do x-frágil (SXF) é a principal causa de deficiência mental herdada, sendo suplantada apenas pela síndrome de Down (SD). Alguns estudos sugerem que ela afeta 1 a cada 4000 homens e 1 a cada 6000 mulheres (Turner, ... -
Estresse e relações familiares na perspectiva de irmãos de indivíduos com transtornos globais do desenvolvimento
Gomes, Vanessa Fonseca (2003) [Dissertation]Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) caracterizam-se pelo comprometimento da interação social, uso estereotipado e repetitivo da linguagem e pela presença de comportamentos repetitivos com interesses restritos. ...