Navegação por Assunto "Séries iniciais"
Resultados 1-20 de 69
-
Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
(2001) [Dissertação]A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a ... -
Análise linguística nos anos iniciais do ensino fundamental : registros de uma prática pedagógica
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Neste artigo, tenho como objetivo refletir sobre uma possível forma de fazer a análise linguística nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). Para tanto, trago um apanhado sucinto de fundamentos teóricos, especialmente ... -
ATIVIDADES CULTURAIS INTERCÂMBIO BRASIL / ARGENTINA 2015
(2015) [Resumo publicado em evento] -
Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como tema central a avaliação nas séries iniciais. Mostra que não é nada fácil modificar o processo avaliativo, pois há muitos fatores envolvidos e, para que essa mudança se concretize, é necessário ... -
O brincar e a docência : o que pensam educadores em formação no primeiro semestre de um curso de pedagogia
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do brincar na ação docente, tendo como questão problematizadora – “Quais as concepções dos alunos ingressantes no curso de Pedagogia sobre o brincar e a ação ... -
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática principal a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca responder à seguinte pergunta: Como o brincar é vivenciado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ... -
A busca da unidade em vivências com a natureza
(2003) [Dissertação]Esta dissertação parte da unidade como categoria teórica. São utilizados para este estudo a filosofia da física (CAPRA, WILBER, HAWKING ); a teoria do imaginário (DURAND, BACHELARD ) e a biologia do conhecimento ( MATURANA ... -
Cenas de uma escola-fábrica : experiências com teatro nas séries iniciais
(2005) [Resumo publicado em evento] -
Concepções sobre as características da acentuação na escrita em crianças das séries iniciais
(1999) [Resumo publicado em evento] -
Concepções sobre as características da acentuação na escrita em crianças das séries iniciais
(2000) [Resumo publicado em evento] -
A constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar
(1996) [Dissertação]O presente estudo pretende reunir alguns elementos à compreensão da constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar, focalizando os discursos produzidos sobre a escola e na escola, ... -
Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
(2016) [Dissertação]O trabalho consiste na construção de modelos de ensino-aprendizagem de conteúdo linguístico e nãolinguístico de modo integrado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O processo de construção é orientado: 1) pelo arcabouço ... -
Construindo um novo paradigma para a aprendizagem através da utilização do jogo do bingo como recurso didático em matemática nas séries iniciais
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar a importância do jogo de bingo como auxiliar no ensino dos cálculos de subtração e na aprendizagem de conteúdos atitudinais. Pretendíamos verificar se a turma do primeiro ano, ... -
Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão apresenta um relato sobre os benefícios que o jogo de xadrez proporciona ao educando. As contribuições que o xadrez oferece para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio ... -
O desenvolvimento das operações infralógicas de pensamento
(1998) [Resumo publicado em evento] -
O desenvolvimento das operações infralógicas de pensamento
(1995) [Resumo publicado em evento] -
O desenvolvimento das operações infra-lógicas de pensamento, em alunos de 1. a 5. série do 1. grau
(1994) [Resumo publicado em evento] -
Desenvolvimento das operações infralógicas de pensamento em crianças de 1ª a 4ª série de 1º grau
(1996) [Resumo publicado em evento] -
O desenvolvimento das operações infralógicas e lógico-matemáticas de pensamento
(1997) [Resumo publicado em evento] -
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental
(2005) [Dissertação]Este trabalho apresenta o relato de um projeto desenvolvido junto a uma turma do segundo ano de um curso da modalidade Normal (antigo magistério), durante todo o ano letivo de 2004, no colégio Santa Catarina, situado em ...