Navegação TCC Matemática por Autor "Moellwald, Francisco Egger"
Resultados 1-10 de 10
-
Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
Mósca, Salvador Calainho (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, ... -
Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais
Pieretti, Karina Silveira (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]A partir do contato com diferentes ideias e concepções sobre educação, trago a este Trabalho de Conclusão de Curso um pouco do que aprendi a respeito de ensino, aprendizado e métodos de ensino. As questões que me guiaram ... -
Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
Santos, Marco Antônio Moretto dos (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo teve como objetivo identificar a contribuição da resolução de problemas no contexto da educação financeira poderia fornecer ao ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fundamentar ... -
Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros
Meister, Julio César (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo, através do método da Engenharia Didática, destaca algumas dificuldades na compreensão dos números inteiros por alunos da sexta série do ensino fundamental. Através da análise de autores atuais que estudam este ... -
A Importância do saber matemático na vida das pessoas
Costa, Bruno Feldman da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste de uma reflexão acerca do desinteresse matemático das pessoas, em geral, e das principais causas que contribuem para esta situação. Também abordo algumas situações nas quais ... -
Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três
Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios ... -
Perspectivas de professores de matemática na educação de jovens e adultos
Marins, Luciano Machado (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um estudo acerca das condições de trabalho de professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, bem como suas percepções sobre suas atividades ... -
A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
Saraiva, Letícia Sório (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste trabalho relaciono conceitos e elementos da Educação Matemática com os princípios orientadores da reestruturação curricular proposta pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Apoiada nas idéias de Skovsmose, ... -
Quadrinhos e matemática : algumas possíveis construções usando a imaginação
Blum, Leandro Carlos (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho apresenta e reflete a respeito de certas formas de produção de um material em formato de HQ (História em Quadrinhos), buscando estabelecer conexões entre determinados aspectos da teoria da Cognição Corporificada ... -
Quando o vazio se faz presente : desvendando o ser-sensível de uma aula de Matemática
Kettermann, Fernanda Michele (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho se constrói a partir de minhas inquietações, de experiências das quais tiro 'algo‘ que transcende o momento. Esse 'algo‘ surge de um vazio presente nas aulas de matemática e pode manifestar-se em diferentes ...