• Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio 

      Menezes, Guilherme de Lima de (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso analisa uma proposta de aprendizado de análise combinatória através da resolução de problemas aplicada no ensino médio. O foco da análise foi a busca por contribuições que a metodologia ...
    • Aprendizagem de frações no ensino fundamental 

      Sá, Fernanda Bartz de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ...
    • Contando histórias de matemática em aulas de EJA 

      Galli, Jaqueline Klein (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho apresenta-se uma discussão acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de elucidar a contribuição motivacional que a contagem de histórias da matemática pode gerar nos estudantes desta ...
    • Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais 

      Pieretti, Karina Silveira (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A partir do contato com diferentes ideias e concepções sobre educação, trago a este Trabalho de Conclusão de Curso um pouco do que aprendi a respeito de ensino, aprendizado e métodos de ensino. As questões que me guiaram ...
    • Ensino de estatística : concepções e análises 

      Corrêa, Marcos vinicius Babinski (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Considerando a presença de conceitos estatísticos nos programas de várias disciplinas do Ensino Básico e procurando ressaltar opções teóricas e práticas para suas abordagens e suas articulações, este trabalho tem por ...
    • O ensino e a aprendizagem de matemática via projetos : construção de uma churrasqueira em uma escola estadual de Porto Alegre 

      Silva, Gabriel Farias e (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de pesquisa sobre a aprendizagem baseada em projetos, no contexto de uma escola estadual de ensino fundamental, na cidade de Porto Alegre – RS, nasceu a partir de uma insatisfação do autor com o uso generalizado ...
    • Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas 

      Silva, Taís da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de ...
    • Um olhar sobre o ensino e aprendizagem da geometria 

      Conte, Katilene Grilo (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho lança um olhar sobre a situação do ensino da geometria no final do Ensino Fundamental. Para isto foi aplicado um questionário a uma turma de 9º ano e identificamos que os alunos se encontram nos níveis da ...
    • Origamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemática 

      Silva, Guilherme Nogueira da (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem o objetivo de caracterizar o origami como possível ferramenta para utilização em sala de aula. Com este objetivo em mente, foi produzido um material para servir de base para nossas práticas analisadas, ...
    • Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três 

      Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios ...
    • O Uso do computador como instrumento para o pensamento algébrico 

      Tonet, Vanessa Girelli (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta pedagógica que utiliza o computador como instrumento para introduzir o pensamento algébrico. A escolha das atividades que compuseram esta proposta foi ...