Navegação Informática na Educação por Título
Resultados 9-28 de 309
-
Alegria e frustração : um estudo sobre os estados afetivos em crianças com TEA na mediação com interfaces tangíveis
(2018) [Tese]Uma das maiores dificuldades da criança com TEA está na capacidade de vivenciar a reciprocidade contida nas interações, declarada pelo contato ocular, pelo sorriso responsivo e pela comunicação, verbal ou não verbal, ou ... -
Ambiente gamificado de aprendizagem baseada em projetos
(2016) [Tese]A utilização de métodos ativos na educação é um dos grandes desafios atuais. A Aprendizagem baseada em Projetos - ABPr é uma das abordagens que guiam os alunos em uma investigação ativa através de uma questão central, ... -
Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo
(2001) [Tese]O processo de demonstração é axial na construção do conhecimento matemático. Na geometria euclidiana, ele é um dos aspectos que apresenta grandes obstáculos aos alunos. Uma das dificuldades aparece na transição, necessária, ... -
Ambientes, objetos e dialogicidade : uma estratégia de ensino superior em heurísticas e metaheurísticas
(2008) [Tese]O ensino de heurísticas e metaheurísticas é disperso na estrutura educacional superior brasileira em disciplinas da graduação e pós-graduação. De acordo com o plano de ensino do professor e sua concepção pedagógica, estas ... -
O ambiente virtual áudio-háptico como instrumento para a Aprendizagem de geometria : estudo das formas para estudantes cegos
(2020) [Tese]O desenvolvimento das habilidades para os objetos de conhecimento da geometria está relacionado com as formas de organização de aprendizagem matemática e com os recursos didáticos utilizados para a construção de competências ... -
Análise da interação das crianças com um agente pedagógico afetivo em um jogo digital : contribuições a partir do dialogismo bakhtiniano
(2015) [Tese]Esta tese apresenta uma pesquisa direcionada para a análise das relações dialógicas produzidas em interações de crianças com o agente pedagógico afetivo Maga Vitta no jogo digital Città. A motivação para o desenvolvimento ... -
Análise do perfil de acesso em turmas heterogêneas, para derivar ações de mediação pedagógica
(2011) [Tese]O objetivo principal desta tese é usar o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de uma forma progressiva iniciando com atividades individuais, passando por atividades colaborativas em duplas para, finalmente, ... -
Análise exploratória sobre a relação das táticas de feedback e auto-eficácia do aprendiz em um ambiente virtual de aprendizagem
(2007) [Tese]Apesar da tecnologia poder proporcionar um ensino agilizado e rápido, os aprendizes podem algumas vezes se sentir perdidos em ambientes de aprendizagem via Web. Considerando esse aspecto, propõe-se nesta investigação a ... -
Análise técnica e pedagógica de metadados para objetos de aprendizagem
(2011) [Tese]O processo de ensino-aprendizagem visa que sujeitos-professores promovam o ensino a alunos, com o objetivo que eles adquiram um conhecimento. Entretanto, este processo é influenciado por diversas variáveis: estrutura ... -
A aplicação de modelos matemáticos em situações-problema empresariais, com uso do software LINDO
(2009) [Tese]Esta tese tem por objetivo mostrar a possibilidade de observação da existência da aprendizagem significativa a partir do uso de modelos matemáticos quando os alunos do curso de administração equacionam situações-problema ... -
O aprender como acontecimento na EAD : análise de práticas e experiências
(2015) [Tese]A tese busca fazer um corte crítico às EADs, massificadas e normalizadas por mecanismos de controle em direção à serialização das subjetividades dos estudantes, problematizando a questão do aprender como acontecimento nos ... -
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
(2007) [Tese]A Tese propõe a idéia da Aprendizagem Amorosa que nasce na confluência do conversar com a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, com a Epistemologia Genética Jean Piaget e com o pensamento de outramento de Michel Serres. ... -
Aprendizagem de escrita de língua de sinais pelo sistema SignWriting : língua de sinais no papel e no computador
(2005) [Tese]Esta tese trata de como o sistema SignWriting pode servir de suporte a uma nova proposta pedagógica ao ensino da escrita de língua de sinais e letramento para crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais - Libras ... -
A aprendizagem de programação apoiada pelo modelo social aberto do estudante
(2019) [Tese]A programação de computadores é essencial para quem trabalha na área de tecnologia e projetase que será tão importante quanto a leitura e as matemáticas em um futuro não tão distante. No entanto, aprender a programar não ... -
Aprendizagem do pensamento computacional e desenvolvimento do raciocínio
(2017) [Tese]Esta tese descreve um estudo quase experimental que teve como objetivo: investigar a relação entre a construção do Pensamento Computacional e o desenvolvimento do raciocínio de estudantes dos últimos anos do Ensino ... -
Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
(2013) [Tese]Este estudo busca investigar como os sujeitos, durante os projetos de aprendizagem, organizam e reestruturam suas ideias no registro em hiperdocumento. Esta proposta integrou a elaboração de mapas conceituais à construção ... -
Aprendizagens em massive open online course (MOOC)
(2016) [Tese]Diante de uma sociedade conectada, em que as trocas sociais ganham dimensão através da internet, nos propomos a estudar sobre aprendizagens em Massive Open On-line Course (MOOC), mais especificamente sobre os intercâmbios ... -
Aprimoramento das habilidades cognitivas de resolução de problemas com o apoio de um agente conversacional
(2011) [Tese]Uma questão que se apresenta relevante, nesta tese, é que na maioria das vezes, o estudante, principalmente, o novato, demonstra grande dificuldade na aprendizagem baseada na resolução de problemas. Portanto, este precisa ... -
Apropriação das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de pessoas com paralisia cerebral
(2001) [Tese]O presente trabalho examina de que modo pessoas com Paralisia Cerebral se apropriam dos recursos tecnológicos de um ambiente de aprendizagem computacional telemático (f questão da pesquisa) e, que processos de desenvolvimento ... -
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
(2004) [Tese]O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto ...