Navegação Informática na Educação por Título
Resultados 29-48 de 309
-
Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação : processos de aprendizagem em química no ensino médio
(2009) [Tese]A necessidade urgente de mudanças no Ensino Médio do Brasil motivou o pesquisador desta tese a propor mudanças na forma tradicional de se trabalhar a Química com os estudantes. Com a evolução das tecnologias de informação ... -
Arquitetura pedagógica para a construção e uso de instrumentos musicais digitais : um olhar a partir dos aspectos socioafetivos
(2018) [Tese]Os avanços tecnológicos têm refletido não somente no modo de aprender e ensinar, mas também nas práticas pedagógicas e nas arquiteturas para o contexto educacional. Neste panorama, cresce a busca pela interdisciplinaridade, ... -
Arquitetura pedagógica para construção de competências de gestão através de simuladores de negócoios :
(2016) [Tese]O uso de simuladores de negócios em cursos de administração de empresas tem crescido significativamente nos últimos anos. Entretanto, apesar da oferta no mercado de novas simulações, não houve um avanço proporcional no ... -
Um assistente pessoal de aprendizagem continuada na web
(2010) [Tese]O conhecimento de uma pessoa pode se tornar obsoleto ou incompleto rapidamente, visto que, na chamada sociedade da informação e do conhecimento, a todo instante surgem novas teorias e tecnologias que são rapidamente ... -
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades
(2004) [Tese]Por várias décadas os computadores têm sido utilizados no processo educacional e nem sempre da forma correta. E existe uma forma correta? Não existe consenso, são muitas as tentativas e experiências com inúmeros resultados ... -
Atividades digitais e a construção dos conceitos de proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
(2010) [Tese]Nesta tese, foi desenvolvida uma investigação, utilizando, principalmente, atividades digitais relacionadas com a aprendizagem dos conceitos de proporcionalidade. A base para analisar as construções conceituais dos alunos ... -
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
(2012) [Tese]A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. ... -
A audiodescrição na mediação de alunos com deficiência visual no ensino médio : um estudo com a disciplina de geografia
(2016) [Tese]A presente Tese de doutorado aborda a audiodescrição na mediação do processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual na disciplina de Geografia, no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade ... -
Autoria coletiva em ambiente informatizado na perspectiva da formação de professores em língua inglesa
(2008) [Tese]Foi estudada interdisciplinarmente a autoria coletiva, em ambiente informatizado na Web, de professores em formação (graduação e extensão) da língua inglesa como língua estrangeira. O estudo foi vinculado às linhas de ... -
A autorregulação da aprendizagem na formação de um educador matemático na modalidade a distância : uma proposta de articulação curricular
(2015) [Tese]A autorregulação é um dos vários elementos considerados essenciais no processo de aprendizagem, pode-se afirmar que um aluno autorregulado em sua aprendizagem é aquele que aprendeu a planejar, controlar e avaliar seus ... -
Avaliação do estado de interesse e do estado de fluxo por meio de jogos digitais educacionais no ensino da matemática
(2019) [Tese]Uma questão fundamental da área educacional envolve o interesse do estudante. O interesse associa-se a sentimentos positivos sobre o objeto e pode ser desencadeado por meio de jogos digitais educacionais que exploram a ... -
Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
(2009) [Tese]O objetivo principal deste estudo é o de verificar se condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica interferem nos desempenhos das aprendizagens de alunos em e-learning. Para tanto, são propostos comparativos em ... -
Avaliação no estágio supervisionado : intersubjetividades na formação de professores em cursos na modalidade EAD
(2010) [Tese]A presente pesquisa propõe considerações e reflexões sobre a intersubjetividade e a construção social das lógicas de avaliação no estágio de professores em formação continuada, em contextos tecnológicos de cursos de ... -
Ballet contágio : tecnologias da arte e da imagem
(2011) [Tese]Nesse trabalho, problematizamos as experimentações vividas com um Grupo de Dança Contemporânea, denominado de Ballet Contágio, configurado a partir de usuários de um CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Nesse sentido, ... -
Cadeias de Markov e modelagem matemática : da abstração pseudo-empírica à abstração refletida com uso de objetos virtuais
(2015) [Tese]Esta tese procura apresentar as contribuições da informática na construção de conceitos matemáticos. A partir de situações-problema e através de sequências de atividades, a proposta consistiu em desafiar os sujeitos ... -
Cadernos, pincéis e netbooks : modulações tecnológicas em uma escola da rede pública de ensino básico
(2015) [Tese]Este estudo aborda a questão da inserção tecnológica de uma escola da rede pública de ensino básico sob a perspectiva da relação de modulação dessa rede sócio-técnica que inclui a cognição os objetos técnicos e a instituição, ... -
Cenas de atenção conjunta na análise de processo de Formação de conceito científico com mesa tangível em contexto Inclusivo : um estudo no ensino de ciências
(2021) [Tese]Esta tese tem como objetivo analisar se a mediação na comunicação por tecnologia de interface tangível favoreceu a formação do conceito científico de nativo como "próprio do lugar onde nasce; oriundo de determinado local/casa" ... -
Comparando roteiros guiado e livre nas trajetórias de aprendizagem
(2017) [Tese]As interações dos estudantes com os Objetos de Aprendizagem (OAs) disponibilizados por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) produzem uma quantidade significativa de dados. Estes dados deixam rastros que podem ... -
Compreensão, autoria e ética : movimentos e possibilidades em curso de gestão pública a distância
(2007) [Tese]Dentro do espaço proporcionado pelo Laboratório de Linguagem de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição, na linha de pesquisa Ambientes Informatizados e Educação a Distância, do Programa de Pós-Graduação em Informática ... -
Comunicação aumentativa e alternativa para sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento na promoção da expressão e intencionalidade por meio de ações mediadoras
(2010) [Dissertação]A linguagem e a comunicação são processos fundamentais para o desenvolvimento humano. Mas longe de serem processos inatos ou maturacionais são processos sócio-históricos que se desenvolvem ao longo da vida. Dessa forma, ...