Navegação Informática na Educação por Autor "Lima, Jose Valdeni de"
Resultados 1-20 de 33
-
Adaptatividade em apresentações paralelas multimídia : trajetórias de aprendizagem temporais
Zunguze, Manuel Constantino (2017) [Tese]Será que os estudantes de hoje têm habilidades para alternar o foco, dividindo seu tempo de estudo entre duas ou mais “fontes didáticas” às quais são expostos? Nesta tese se entende por “fonte didática” toda fonte de ... -
Análise do perfil de acesso em turmas heterogêneas, para derivar ações de mediação pedagógica
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de (2011) [Tese]O objetivo principal desta tese é usar o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de uma forma progressiva iniciando com atividades individuais, passando por atividades colaborativas em duplas para, finalmente, ... -
Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
Lacerda, Rosália Procasko (2013) [Tese]Este estudo busca investigar como os sujeitos, durante os projetos de aprendizagem, organizam e reestruturam suas ideias no registro em hiperdocumento. Esta proposta integrou a elaboração de mapas conceituais à construção ... -
A autorregulação da aprendizagem na formação de um educador matemático na modalidade a distância : uma proposta de articulação curricular
Fantinel, Patricia da Conceicao (2015) [Tese]A autorregulação é um dos vários elementos considerados essenciais no processo de aprendizagem, pode-se afirmar que um aluno autorregulado em sua aprendizagem é aquele que aprendeu a planejar, controlar e avaliar seus ... -
Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
Reitz, Doris Simone (2009) [Tese]O objetivo principal deste estudo é o de verificar se condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica interferem nos desempenhos das aprendizagens de alunos em e-learning. Para tanto, são propostos comparativos em ... -
Comparando roteiros guiado e livre nas trajetórias de aprendizagem
Simbine, Franco Bernardo (2017) [Tese]As interações dos estudantes com os Objetos de Aprendizagem (OAs) disponibilizados por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) produzem uma quantidade significativa de dados. Estes dados deixam rastros que podem ... -
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática
Melo, Jorge Nazareno Batista (2019) [Tese]A presente Tese teve por objetivo potencializar a comunicação didática mediada por um Agente Conversacional, com a finalidade de promover e melhorar o processo ensinoaprendizagem na disciplina de matemática. Este estudo ... -
Construção e avaliação do hipervídeo como ferramenta auxiliar para aprendizagem de cirurgia
Tiellet, Claudio Afonso Baron (2010) [Tese]Na busca de formas alternativas com vistas à aprendizagem de cirurgia veterinária, em substituição ao uso de animais vivos não humanos, e hoje proibidos por lei, o Hipervídeo é considerado um promissor candidato como uma ... -
EATV: uma aplicação t-learning para auxiliar os idosos na concretização do envelhecimento ativo e saudável
Jantsch, Anelise (2014) [Tese]A população em todo o mundo vem envelhecendo rapidamente, fato que desafia a sociedade a pensar estratégias atraentes de orientação para a manutenção da qualidade de vida dos idosos. Por outro lado, há uma expansão e ... -
E-mediation : mapeamento de indícios de mediação por meio de um sistema de mineração de textos
Severo, Carlos Emilio Padilla (2011) [Tese]Esta pesquisa apresenta a especificação, desenvolvimento e aplicação de um sistema de mapeamento de indícios de mediação em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem – AVEA. Este sistema visa o apoio ao processo de mediação ... -
Estratégia híbrida para o processo ensino-aprendizagem baseada na participação ativa e avaliações integradas
Oliveira, Maria Angélica Figueiredo (2019) [Tese]As Tecnologias de Informação e Comunicação têm provocado mudanças nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Hoje, cada vez mais, são encontradas soluções híbridas, englobando a rotina escolar através da presença ... -
Explorando objetos de aprendizagem na tv digital : estudo de caso de alternativas de interação
Gomes, Fabio de Jesus Lima (2009) [Tese]Apesar da tecnologia digital disponível atualmente, alguns pesquisadores predizem que o papel no apoio à leitura será uma das tarefas mais difíceis de mudar no mundo digital. Entretanto, o papel se mostra estático e não ... -
Explorando simulações e laboratórios virtuais multimídia como recursos de aprendizagem de física
Oliveira, Manuel Joaquim Silva de (2022) [Tese]Neste trabalho foi estudada a utilização de laboratórios virtuais multimídia como recurso de aprendizagem de Física dentro da perspectiva das trajetórias de aprendizagem, da teoria da aprendizagem significativa e da ... -
Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
Stormowski, Vandoir (2015) [Tese]Este estudo se debruça sobre a questão da formação de professores de matem ática para a incorporação de recursos tecnológicos em sala de aula. No cenário da Educação a Distância (EAD), esta pesquisa se propõe a analisar a ... -
Os impactos do uso das tecnologias da informação e comunicação durante a ressocialização de sujeitos adictos em álcool e drogas em vulnerabilidade social através da qualificação para o trabalho
Albuquerque, Rodney Cezar de (2012) [Tese]Considerando o crescente problema de saúde pública relacionado à dependência química em crack e à proliferação de locais conhecidos no Brasil como cracolândias, esta tese visa estudar o impacto do uso das tecnologias da ... -
Um método de ensino pautado na aprendizagem integrada aos mundos virtuais e princípios do mastery learning
Nunes, Felipe Becker (2017) [Tese]A concepção de novas alternativas educacionais pautadas no uso de recursos tecnológicos, tem acarretado o aumento do número de pesquisas em diferentes domínios de ensino. Tem se destacado nas últimas décadas a abordagem ... -
Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
Hannel, Kelly (2017) [Tese]As melhorias alcançadas na Educação através do uso das tecnologias de informação e comunicação são inegáveis. Entretanto, os avanços em direção a um ensino personalizado e direcionado às preferências, ao nivelamento ... -
Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente
Kampff, Adriana Justin Cerveira (2009) [Tese]A Educação a Distância (EAD) no país apresenta-se em franca expansão. Cresce, a cada dia, o número de alunos que estudam por meio dessa modalidade. Gerenciar seus processos de aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem ... -
Modelagem visual baseada em blocos encaixáveis Como instrumento de apoio ao processo ensino-aprendizagem
Rocha, Paulo Santana (2021) [Tese]Esta Tese apresenta um modelo gráfico, apoiado por uma ferramenta web, denominado Bloco Conceitual (BC), o qual visa atuar nas etapas do processo ensino-aprendizagem. No aspecto do ensino é explorado o uso de tecnologias ... -
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
Zeve, Carlos Mario Dal Col (2003) [Tese]Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um ...