Navegação por Assunto "Teachers"
Resultados 41-60 de 67
-
A jornada de trabalho dos professores da escola pública em contexto de políticas de valorização docente e qualidade da educação
(2014) [Tese]Esta tese, A jornada de trabalho dos professores da escola pública em contexto de políticas de valorização docente e qualidade da educação, tem como objeto a jornada de trabalho dos professores de escolas públicas, em uma ... -
Neurociências na educação : conhecimento e opiniões de professores
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O recente crescimento da pesquisa neurocientífica tem estimulado a construção de interfaces entre os campos das neurociências e da pesquisa e prática educacionais. A exploração de opiniões e conhecimentos de professores ... -
Nível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básico
(2011) [Artigo de periódico]Introdução: Estimar o nível de atividade física é importante para o planejamento de intervenções, no entanto há poucos trabalhos que investigam o comportamento de professores neste aspecto. Objetivo: verificar, através de ... -
Um olhar implicado sobre o mal-estar docente
(2007) [Tese]Este é um estudo sobre o que leva professores a vivenciarem o mal-estar docente. O conceito construído é o de que o mal-estar docente é um dos traços da profissão professor na contemporaneidade e evidencia-se através da ... -
Um olhar sobre os cursos técnicos em geoprocessamento e meio ambiente do Colégio Politécnico da UFSM, a partir da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade
(2016) [Tese]Este estudo investigou as implicações pedagógicas da existência ou inexistência da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos Cursos Técnicos em Geoprocessamento (CTGeo) e Meio Ambiente (CTMA) do Colégio Politécnico ... -
Paisagem, lugar e território e o ensino de geografia no campo : a geografia sob o olhar dos professores do campo
(2019) [Artigo de periódico]A pesquisa é resultado de parte de nossa dissertação de mestrado defendida no ano de 2016 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na presente discutimos qual a compreensão que professores do campo possuem dos conceitos ... -
Práticas e usos de mídias : um estudo de caso com docentes da rede pública
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]O estudo objetiva compreender por meio de um questionário online com perguntas abertas e fechadas as implicações nas práticas pedagógicas do uso de diferentes mídias por docentes do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola ... -
Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
(2015) [Artigo de periódico]Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as ... -
“Programa defesa civil na escola” nos municípios de Imbituba e Lauro Müller,SC : avaliação com alunos e professores
(2023) [Artigo de periódico]Este estudo tem como objetivo investigar a sensibilização de alunos e de professores de escolas dos Municípios de Imbituba e Lauro Müller sobre proteção e defesa civil. A pesquisa foi desenvolvida após participarem do ... -
Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?
(2018) [Artigo de periódico]O presente artigo estuda a oposição ao movimento e à implantação do programa “Escola sem Partido” no ensino brasileiro com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e analisados pelo método de comparação. O trabalho ... -
A relação família-escola sob a perspectiva do professor de ensino fundamental
(2015) [Tese]Este trabalho objetivou compreender a relação família-escola sobre a ótica de docentes de ensino fundamental, identificando variáveis que interferem nesta relação e verificando em que medida influenciam tal interação. Para ... -
Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental
(2010) [Dissertação]A pesquisa, que teve por objetivo investigar a constituição e a relevância dos conhecimentos do currículo de Ciências do Ensino Fundamental, foi realizada em duas etapas. A primeira parte da pesquisa, investigação com os ... -
Sala de aula digital : possibilidades e desafios
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]A necessidade de criar ambientes informatizados nas escolas públicas vem tornando-se indispensável. Por isso, em 2009, foi criado pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Educação, o Projeto Sala ... -
Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
(2014) [Artigo de periódico]Considerando que recentes mudanças históricosociais têm gerado efeitos na vida da escola, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos da escola e da Educação Física a partir dos signifi cados conferidos por docentes e ... -
Os sentidos da escola na atualidade : narrativas de docentes e de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
(2012) [Tese]Considerando o contexto atual dos processos de mudanças históricossociais que envolve a escola e a comunidade escolar e que gera efeitos na vida da escola e nas relações que nela acontecem, realizei esta Tese por meio da ... -
Sistemas de ensino na pandemia da COVID-19 : uma avaliação do uso do ERE numa escola pública em Nova Prata/RS
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia de (co)rona (vi)rus (d)isease 19 (COVID-19), causada pelas variantes do vírus Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), as escolas precisaram ... -
Tecnologia na aula de matemática : a importância do potencial semiótico
(2013) [Artigo de periódico]Este artigo tem o objetivo de analisar a importância da identificação, por parte dos professores de matemática, do potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica. A partir de uma revisão bibliográfica, apresenta ... -
Tecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)
(2018) [Trabalho de conclusão de especialização]O trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação para as práticas pedagógicas dos professores de uma escola pública do município de Charqueadas/RS. A partir de ... -
Tecnologias educacionais no ensino de ciências da natureza em escolas públicas do município de Pelotas/Brasil
(2017) [Tese]A tese desenvolve-se a partir do contexto atual da Educação Básica brasileira, onde 84,5% das crianças e jovens estão matriculados nas escolas de educação básica da Rede Pública de Ensino. Objetiva compreender a utilização ...