• Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária 

      Prochnow, Karine Zangalli Schiling (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com ...
    • Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais 

      Renz, Janini da Luz (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como ...
    • Ensino de frações : novas abordagens 

      Pelissaro, Simone (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo ...
    • Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra 

      Closs, Eduardo José (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos ...
    • Ensino de frações utilizando o GeoGebra 

      Weber, Cristina Back (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho, relatamos o desenvolvimento, a aplicação e a análise de uma proposta didática cujo objetivo é tentar sanar dificuldades dos alunos referentes à soma e subtração de frações através do uso do software Geogebra. ...
    • Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida 

      Breitenbach, Helena Massignam (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho ...
    • Estratégias de ensino-aprendizagem de frações 

      Bonotto, Diana Moor (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem ...
    • Estudando as frações 

      Pereira, Claudia Andrades (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação ...
    • Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia 

      Nascimento, Maiara Bueno do (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia ...
    • Números racionais em especial frações 

      Paim, Luciane Conceição (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho apresenta algumas atividades em que exploro o conceito de Números Racionais, em especial as Frações. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Novo Hamburgo em uma turma de quinta série. Inicialmente, ...