Navegação Ciências Humanas por Título
Resultados 756-775 de 1948
-
A fluência em tecnologia da informação no ensino fundamental para professores da escola Leopoldina no município de Capão da Canoa
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Foi realizada uma pesquisa que identificou qual a fluência em Tecnologia da Informação para professores do ensino fundamental da escola Leopoldina no município de Capão da Canoa, sendo professores de disciplinas variadas, ... -
Fluência leitora e componentes neurocognitivos da leitura : um estudo com crianças de terceiros anos do ensino fundamental
(2017) [Trabalho de conclusão de especialização]Este estudo teve o objetivos comparar o desempenho de crianças de escolas públicas e privadas em leitura, memoria de trabalho e velocidade de processamento e investigar a relação entre a fluência leitora e componentes ... -
Formação continuada de professores da educação infantil : possibilidades a partir do ensino a distância
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]A oferta da Educação a Distância tem se avolumado significativamente nos últimos anos. Essa possibilidade de integrar uma turma formada virtualmente abrange vários níveis de ensino, desde cursos profissionalizantes até ... -
Formação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finais
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta monografia investigou se projetos/práticas estão sendo aplicados pelos professores do Ensino Fundamental anos finais, participantes das formações continuadas propostas dentro e fora do espaço de uma Escola de Ensino ... -
Formação continuada de professores : um olhar sobre o uso das mídias na educação infantil
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa pretendeu debater acerca da contribuição pedagógica que a formação docente no campo das mídias traz para os alunos da Educação Infantil. As informações foram obtidas através de pesquisa descritiva qualitativa, ... -
Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Neste trabalho de conclusão de curso realizou-se uma reflexão que perpassa a formação continuada do professor de arte. Inicia-se focalizando o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde se dá importância a ... -
Formação continuada (EAD) de educação para a diversidade racial “Griô”
(2018) [Trabalho de conclusão de especialização]A inserção das mídias na educação aumentou seu fluxo a partir da consolidação das TICs digitais. Apesar das ferramentas serem cada vez mais eficazes, o espaço educacional ainda não está adequado para o uso eficiente destas ... -
A formação da residência integrada multiprofissional em saúde mental coletiva na oficina de geração de renda de Novo Hamburgo
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa apresenta como tema principal o processo de formação das profissionais residentes do primeiro ano, no campo de práticas Oficina de Geração de Renda de Novo Hamburgo (OGRNH), com duração de seis meses, no ... -
Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho aborda a formação de espectadores a partir das práticas desenvolvidas por professores em instituições de ensino da cidade de Porto Alegre. A partir da noção de pedagogia do espectador, de Flávio Desgranges, ... -
Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho visa analisar as causas da evasão em um curso de formação de professores, na modalidade a distância, em nível de Pós- Graduação, Lato-sensu, oferecido pelo Governo Federal. Inicialmente, apresenta uma ... -
A formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação às TICs
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho procura problematizar a formação dos docentes na área das tecnologias digitais, procurando verificar qual o uso que o professor do ensino fundamental de 1° ao 5° ano faz do laboratório de informática ... -
Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho pretendeu conhecer a formação continuada sobre tecnologia educacional oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS, a partir da percepção dos professores participantes, no que diz respeito ... -
Formação de professores na EJA : desafios do processo ensino-aprendizagem em uma escola da zona rural
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho refere-se à importância da formação continuada específica para professores da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual em Itapuã, zona rural no Município de Viamão/RS. A pesquisa trás ... -
A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este estudo traz a temática das dificuldades e limites encontrados pelos docentes no processo de formação para prática docente abordando questões referentes à formação continuada, a atualização profissional e suas influências ... -
Formação de professores para o uso das TICS no cotidiano escolar
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Relato que propõe a busca pela qualificação das práticas docentes, partindo do pressuposto que as tecnologias da informação e comunicação possam vir a ser boas ferramentas para alcançar o objetivo maior de uma Instituição ... -
Formação de professores para o uso do computador e dos softwares educativos na educação do campo
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem por objetivo investigar e compreender sobre a formação dos professores que atuam nas Escolas do campo fazendo uso do computador e das tecnologias multimídia. O campo em sua estrutura, sempre foi ... -
Formação de professores X uso das TICs: uma relação existente?
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Essa pesquisa é de cunho investigativo e estudou a relação existente entre a formação que os professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Gravataí/RS receberam, seja inicial ou continuada e as TICs utilizadas ... -
A formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integrado
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho objetiva narrar a proposta pedagógica, partindo do olhar de facilitadora de aprendizagem, e discutir sua ação reflexiva a partir dos caminhos metodológicos propostos para sua experimentação. Este escrito ... -
Formação docente : as novas necessidades frente à aplicação da mídia informática nas escolas municipais de ensino fundamental do município de Montenegro
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa tem como foco o estudo sobre o fazer pedagógico dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, do município de Montenegro (RS). O objetivo é verificar como estes educadores utilizam ... -
Formação docente com o uso da informática educativa: experiência do núcleo de tecnologia municipal com os professores de Cachoeira do Sul
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem como objetivo principal repensar a prática pedagógica do professor através do uso da Informática educativa e a importância de oferecer formação aos professores de Cachoeira do Sul, através da ...