• Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva 

      Campos, Jaqueline Dinorá Paiva de (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta cenas da rotina escolar, visando acompanhar processos à luz da caixa de ferramentas da Saúde Mental Coletiva. Mostra as tecnologias de poder operando à normatização e o controle do social; e apresenta ...
    • A casa de brincar : um projeto coletivo de construção do espaço para o faz de conta com crianças pequenas 

      Würfel, Ana Lúcia (2016) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil - UFRGS/MEC intitulado: “A casa de brincar: um projeto coletivo de construção do espaço para o faz de conta com crianças pequenas” trata ...
    • O caso de Alex na obra fílmica XXY : uma análise de corpo, gênero e sexualidade no cinema argentino 

      Dias Neto, Fernando Souto (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O cinema, desde seu surgimento, vem até seus consumidores elaborar novos imaginários, (des)legitimar estilos de vida, (des)construir identidades. O Filme XXY mostra a história de uma jovem adolescente hermafrodita, assunto ...
    • O celular como mídia educacional 

      Floss, Fábio (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Atualmente os celulares estão presentes na vida de grande parte da população mundial. Já não são apenas dispositivos móveis para falar, mas sim para comunicar-se de diversas formas (voz, mensagens, envio de dados, conversação ...
    • O celular em sala de aula : uma proposta metodológica voltada para a Educomunicação 

      Niewinski, Simone Biedzicki (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo mostrar que um meio de comunicação tão disseminado e nem sempre visto com bons olhos pelos educadores pode ter grande funcionalidade dentro da sala de aula. O celular passa a ser usado ...
    • Celular na sala de aula e a criação de narrativas audiovisuais 

      Silva, Marcos Antonio Azambuja da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Teorizada por vários especialistas, a questão dos conflitos, no âmbito escolar, tem como provável pano de fundo o notável encontro de diferentes gerações. Entre os diversos catalizadores desse conflito e uma das marcas ...
    • Celular : objeto pedagógico nas aulas de Arte 

      Silva, Cecilia Oliveira da (2018) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O uso de celular em sala de aula como prática pedagógica é uma maneira de atrair atenção de nossos alunos que são nascidos na era digital. Nas aulas de Arte foram desenvolvidas várias atividades com o uso deste objeto. Uso ...
    • Cem anos de escravidão : gestão democrática e direito á educação 

      Rainer, Viviane Cezar (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste novo século, é responsabilidade da escola garantir ao educando, educação como direito de todos, conforme assegura a Constituição Federal Brasileira em seu artigo 205 e a Lei da Gestão Democrática na Escola Pública, ...
    • Cenários artísticos : espaço de interações infantis 

      Martellet, Renata Guimarães (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho refere-se à análise de minha trajetória como professora da etapa infantil do Colégio João XXIII, uma Instituição da rede privada de ensino da cidade de Porto Alegre, onde desde 2007 tenho trabalhado com a ...
    • Cenas de uma relação : o encenar do aprender 

      Monte, Barbara Terra do (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, ...
    • Central de mídia SH : quatro anos de educomunicação em Porto Alegre 

      Fernandes, Kelly da Silva (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A escola de hoje se insere em uma sociedade na qual a mídia tem presença garantida, seus alunos já nasceram nesse contexto e precisam saber agir nele para não ser excluídos da sociedade da informação. Algumas escolas já ...
    • CIAPS : um olhar sobre as relações entre a clínica e a escola 

      Brito, Mariana Pires (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho, investiguei as concepções acerca da inclusão escolar de crianças e adolescentes com comprometimento psíquico devido a um Transtorno global do desenvolvimento (TGD) e/ou Deficiência intelectual (DI) que ...
    • Cibernativos na escola: angústias, expectativas e responsabilidades de quem ensina e aprende 

      Oliveira, Nara Souza de (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      As mudanças sociais que surgiram a partir da explosão tecnológica produziram uma nova preocupação nas escolas: promover a inserção dos seus alunos às Tecnologias da Informação e Comunicação de forma orientada e responsável, ...
    • Cinema : a arte interdisciplinar 

      Wagner, Antonio Carlos (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Foi realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica com o objetivo de estudar o cinema, como recurso educacional e também como instrumento para os alunos realizarem sua criatividade numa visão interdisciplinar. O cinema ...
    • O cinema como formação : possíveis caminhos para o uso de produtos cinematográficos na educação ambiental a partir de uma análise do fenômeno avatar 

      Colla, Rodrigo Ávila (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho contextualiza a preocupação crescente com meio ambiente e sustentabilidade na contemporaneidade. Apresenta a metodologia que será usada na tentativa de trilhar uma proposta pedagógico que agregue a utilização ...
    • Cinema e história : a utilização dos recursos audiovisuais no ensino-aprendizagem da pré-história 

      Medeiros, Angélica Gouveia (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho é um estudo sobre a utilização de recursos audiovisuais no ensino da pré-história. O objetivo principal é perceber, identificar e mensurar o papel que as mídias, em específico o audiovisual, exercem na constituição ...
    • Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro 

      Rossi, Elvio Antônio (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo central refletir sobre as formas como foram e são representadas as homossexualidades masculinas no cinema brasileiro contemporâneo, levando em consideração as especificidades históricas, ...
    • Cinema ou arte, o que se relativiza no museu? 

      Ribeiro, Fernanda Al Alam (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho, de inspiração cartográfica, é a busca de afectos presentes em museus ou galerias de arte inspirado em provocações trazidas por Philippe Dubois acerca do vídeo e da arte. A partir de Deleuze, Guattari ...
    • Cinoterapia como recurso terapêutico para crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão assistemática de literatura 

      Carvalho, Isis Alves de (2014) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento, cujas características envolvem alterações qualitativas da comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal, da interação social ...
    • Ciranda na rua : uma proposta que surge de inspirações 

      Sá, Jéssica Rodrigues Correia e (2016) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho trata-se de um Relato de Experiência embasado na metodologia participativa de Paulo Freire, trazendo consigo experiências vivenciadas por esta autora durante um espaço junto a pessoas em situação de rua ...