• Os benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aula 

      Lundin, Eliane Borges (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda as mídias digitais e a pesquisa dentro do ambiente escolar, em uma escola localizada no Vale do Caí (RS), e o modo como estão contribuindo na evolução dos alunos. A metodologia é de cunho ...
    • Complicação ou contribuição? O uso do celular como recurso pedagógico 

      Silva, Estela Maria Rodrigues da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O ensino deve vir aliado a recursos que possam tornar o aprendizado do aluno mais eficiente. As Tecnologias da Informação e Comunicação estão entre as alternativas pensadas diante das mudanças ocorridas nas últimas décadas ...
    • A contribuição do audiovisual na sensibilização de professores : alternativas para a inclusão na educação infantil 

      Wagner, Cássia Caroline da Silva (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente monografia trata de uma experiência pedagógica realizada em uma escola de educação infantil do município de São Leopoldo – RS, cujo objetivo principal foi sensibilizar os professores a cerca da inclusão de alunos ...
    • Cyberbullying na formação de professores 

      Silva, Maristéla Valim da (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A preocupação central deste trabalho foi a de alertar e informar aos docentes sobre um perigo que ronda nosso ambiente escolar, uma nova forma de agressão, o cyberbullying, para que situações futuras possam ser prevenidas ...
    • Desafios do uso das mídias na sala de aula no ensino fundamental 

      Viegas, Ana Paula Pinto (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O mundo está em constante mudança, o grande avanço tecnológico das últimas décadas tem proporcionado novos desafios, principalmente no campo da educação. Portanto esta monografia tem como objetivo investigar as questões ...
    • O Facebook e suas possibilidades literárias 

      Flores, Elaine Aparecida Pereira (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho inicialmente apresenta um estudo sobre Redes Sociais, o que são, como se formam, que redes sociais existem, buscando mostrar uma visão panorâmica sobre como os papéis e as ações sociais parecem organizar-se ...
    • Fluência digital e formação de professores : estudo de caso na E.E.E.F. Monsenhor Roberto Landell de Moura 

      Moschen, Maria Elita Furlan (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta monografia investigou sobre como está a preparação dos professores para lidar com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTIC’s que estão chegando às escolas. Neste sentido, buscou-se referencial teórico ...
    • Formação de professores X uso das TICs: uma relação existente? 

      Jeronimo, Simone da Silveira Martins (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Essa pesquisa é de cunho investigativo e estudou a relação existente entre a formação que os professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Gravataí/RS receberam, seja inicial ou continuada e as TICs utilizadas ...
    • Formação docente com o uso da informática educativa: experiência do núcleo de tecnologia municipal com os professores de Cachoeira do Sul 

      Silveira, Mariá Raquel Pohlmann Da (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como objetivo principal repensar a prática pedagógica do professor através do uso da Informática educativa e a importância de oferecer formação aos professores de Cachoeira do Sul, através da ...
    • A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades 

      Klinski, Cláudia dos Santos (2018) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A minha pesquisa está situada em um momento importante no conjunto de investigações que vêm sendo realizadas, pois o fenômeno comunicacional na sociedade mundial e o acelerado processo tecnológico que abrange os mais ...
    • Formação docente em tecnologia digital : em busca do caminho 

      Silva, Denise Maria Alves Pinheiro da (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo tem por objetivo colocar em linhas gerais como deve ser uma proposta de formação docente para o uso das tecnologias digitais, que venha contemplar as necessidades dos professores da Rede Municipal de Ensino ...
    • A formação docente no contexto da educação inclusiva 

      Alves, Ivelise Kraide (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como tema a formação de professores para a Educação Inclusiva. O problema de pesquisa aqui tratado é como se forma um professor na perspectiva da educação inclusiva. Objetiva-se conhecer a proposição legal ...
    • A informática como disciplina : um estudo em uma escola da rede pública de ensino do município de Vera Cruz-RS 

      Brandão, Maurice Guterres (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta pesquisa apresenta um estudo de caso realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elemar Guilherme Kroth, localizada no município de Vera Cruz (RS). Trata-se do relato do trajeto percorrido desde o início do ...
    • A inserção das mídias digitais no ambiente escolar no projeto político pedagógico 

      Kircher, Carol Jane Liotto (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o resultado da análise do projeto de intervenção sobre a inserção das mídias digitais no ambiente escolar, levando em conta a Gestão Democrática como eixo. Percebendo a importância ...
    • Linux educacional : desafio para o professor 

      Lemos, Cristina Domingues (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo tem como objetivo principal identificar, a partir da chegada do Linux Educacional às escolas municipais de São Leopoldo, o modo de apropriação desta distribuição Linux pelos professores coordenadores de ...
    • Tecnologia, educação e a importância da capacitação dos professores 

      Silva, Sandra Mahle Nienow Cardoso da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de conscientizar e justificar a importância de inserir a tecnologia na prática pedagógica dos professores. Apresenta uma análise das mudanças que ocorreram na sociedade com ...
    • TIC’S como aliadas da busca a construção do conhecimento 

      Moreira, Morgana Giuseppe (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente pesquisa trata da importância das TIC‟s na educação, abordando as dificuldades encontradas pelos educadores em usá-las e os principais fatores que contribuem para dificultar a inserção das mídias digitais no ...
    • UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula 

      Silva, Eliane Soares da (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo se propõe a verificar como professores de uma escola pública estadual da Região Metropolitana de Porto Alegre percebem o uso do laptop enquanto recurso pedagógico, com objetivo de identificar e analisar as ...
    • O uso das mídias no ensino fundamental 

      Farias, Luciane da Silveira (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho buscou verificar como as mídias vêm sendo utilizadas na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido primeiramente com a ...
    • O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mecanismo de formação docente : a experiência do PIBID 

      Santos, Barbara Evitta de Fraga dos (2018) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito investigar a formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas através da formação inicial de professores ...