• “Avaliação através dos jogos” 

      Freitas, Patrícia Barbosa de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema central a avaliação através de jogos, com o objetivo de buscar alternativas para tornar o processo avaliativo mais democrático e menos seletivo. Propondo um trabalho ...
    • Os bonecos como forma de estimular a imaginação e a descoberta através da introdução de narrativas em atividades diversas 

      Rocha, Neuza Terezinha da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho visa demonstrar como um boneco construído pelos alunos e pela professora com material de sucata é desencadeador de narrativas. Através destas é possível desenvolver diferentes atividades de modo a mantê-los ...
    • Brincadeira livre e aprendizagens 

      Vargas, Catiane Cardoso (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem por objetivo compreender a existência da aprendizagem na brincadeira livre. Nesse sentido, a pesquisa tem o embasamento teórico fundamentado nas idéias dos autores Tânia fortuna, Kishimoto, Gioca, ...
    • Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos? 

      Sparremberger, Fabiana Carlos Cardoso (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Observando as crianças nos momentos em que estão brincando livremente e jogando, podemos perceber atitudes egocêntricas, no sentido da teoria de Jean Piaget. As interações que o brincar, o lúdico e os jogos oportunizam ...
    • A construção do conceito de número através da ludicidade na educação infantil 

      Barcellos, Andréa Kerschner (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho relata minha experiência com a matemática, traz um pouco de minha trajetória como aluna, minhas descobertas como professora. Na pesquisa procuro relatar os motivos ou o motivo que leva a matemática a ser ...
    • A construção do processo de alfabetização através do lúdico 

      Sargenti, Maria Gabriela Ferreira (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho traz uma discussão sobre a construção do processo de alfabetização através do lúdico, relacionado a um estudo de caso observado durante o projeto de estágio curricular obrigatório realizado em uma turma ...
    • Construindo um novo paradigma para a aprendizagem através da utilização do jogo do bingo como recurso didático em matemática nas séries iniciais 

      Silveira, Ana Beatriz Lima (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar a importância do jogo de bingo como auxiliar no ensino dos cálculos de subtração e na aprendizagem de conteúdos atitudinais. Pretendíamos verificar se a turma do primeiro ano, ...
    • Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais 

      Paim, Liege Maciel Ramos (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão apresenta um relato sobre os benefícios que o jogo de xadrez proporciona ao educando. As contribuições que o xadrez oferece para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio ...
    • Contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem 

      Lentz, Simone de Olivera (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho é um estudo sobre as contribuições do jogo lúdico no processo de ensino e aprendizagem matemática da criança, baseado no estágio desenvolvido com o 5º Ano de uma escola pública municipal. Tem como tema: ...
    • Experiência docente envolvendo a ludicidade na educação infantil 

      Cardoso, Marli Margarete Alves (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do lúdico na educação infantil, assim como a experiência docente envolvendo a ludicidade e avançando como eixo estruturante central da aprendizagem, visando o ...
    • As implicações do espaço físico para o desenvolvimento dos jogos e brincadeiras 

      Pessoa, Adriana Borella (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa procura explicar como a organização do espaço físico na Educação Infantil interfere no desenvolvimento das crianças, nos aspectos emocionais, sociais, cognitivos e físicos. Procura estabelecer ainda uma relação ...
    • A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso 

      Silva, Adriana Raulino da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      As atividades maçantes, mecânicas e artificiais ainda se fazem presente nas escolas, com o intuito de promover a alfabetização, provocando desinteresse dos alunos. Diante desse problema, o presente trabalho de conclusão ...
    • A importância da ludicidade no desenvolvimento da autonomia moral infantil de crianças de 5 e 6 anos 

      Raupp, Rita de Matos (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A partir das ideias de alguns educadores conceituados, os principais assuntos a serem discutidos neste estudo de caso são moralidade, autonomia moral e ludicidade. Neste seguimento, a moralidade é discutida acerca da ...
    • A importância do brincar e do jogo para o desenvolvimento da criança 

      Cardoso, Eliete Lemos (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o ...
    • A importância do lúdico nas práticas de letramento e alfabetização na Educação Infantil 

      Soares, Carina Fabiana (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Encontrar uma forma com que a alfabetização seja efetiva já nos primeiros anos do ensino fundamental vem sendo foco de estudos há muitos anos. Vivemos hoje em sala de aula uma realidade em que algumas crianças que já saíram ...
    • Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica 

      Medeiros, Cristiane Borges de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho é constituído por uma reflexão teórico prática sobre a função e a importância do jogo no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Para as crianças, os ...
    • Jogos computacionais como elementos facilitadores do aprendizado matemático 

      Cruz, Marta (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Construir o aprendizado matemático com os alunos é proporcionar uma visão integrada dos conceitos levando-os a percebê-los em seu cotidiano, possibilitar a compreensão de que os signos numéricos estão presentes em nossas ...
    • Ludicidade : uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil 

      Schreiber, Zélia Tresoldi Meregalli (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho apresenta os resultados de uma atividade de pesquisa referente ao lúdico na aprendizagem de crianças de um segundo ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento ...
    • O lúdico como ferramenta pedagógica 

      Carlos, Andréia Mengue (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte ...
    • O lúdico na prática docente 

      Tristão, Marly Bernardino (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa teve por finalidade demonstrar a importância da ludicidade na alfabetização. Conforme os estudiosos apontam, “o brincar é importante”, “deixe a criança brincar”, “o jogo é uma necessidade do ser humano” etc. ...