Navegação TCC Pedagogia por Assunto "Relação professor-aluno"
Resultados 1-20 de 25
-
Afetividade e aprendizagem
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como tema relação entre a afetividade e a aprendizagem e apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, na qual se buscou identificar aspectos que podem contribuir de maneira positiva no desempenho escolar. ... -
Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo intitulado afetividade: esfera de motivação para a aprendizagem apresenta a importância dos aspectos sócio- afetivos para o desenvolvimento e o processo ensino-aprendizagem do indivíduo, analisando a ... -
A Afetividade nas práticas pedagógicas
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho, desenvolvido como conclusão do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo apresentar os estudos realizados sobre a afetividade nas práticas pedagógicas ... -
Aproximações e distanciamentos entre a afetividade e o "querer bem", a partir das concepções de professoras de turmas de alfabetização para educação de jovens e adultos
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como tema as aproximações e os distanciamentos entre o conceito de “querer bem” e a prática pedagógica de professoras de turmas de alfabetização de jovens e adultos. Na relação entre professores e estudantes ... -
Concepção ingênua : mediação e respeito à realidade psiquíca da criança
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso busca evidenciar como as intervenções do professor podem ajudar os alunos a reverem suas concepções ingênuas, aproximando-se, gradativamente, do conhecimento formal ou cientificamente ... -
O desafio de desenvolver um projeto de aprendizagem com crianças não alfabetizadas
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta monografia apresenta o relato de experiência desenvolvido com um Projeto de Aprendizagem (PA). É uma proposta pedagógica que tem o aluno como sujeito ativo da construção de seu conhecimento, ele parte do real interesse ... -
Discutindo articulações possíveis entre os conhecimentos dos alunos e da professora para promover aprendizagens significativas
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das relações entre os conhecimentos dos alunos e aqueles apresentados pelo professor, na tentativa de produzir um conhecimento que seja significativo para as pessoas ... -
Expectativas familiares com relação à educação infantil
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho teve origem a partir da minha experiência de dois anos e meio como educadora em uma Escola de Educação Infantil privada de Porto Alegre, onde foi possível perceber diariamente a relação dos pais com a escola ... -
A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho busca estudar a influência da afetividade na relação professor-aluno e como ela interfere no processo de ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Objetiva-se analisar ... -
A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo busca refletir sobre a relação professor-aluno e como ela pode afetar a aprendizagem. Esta temática surgiu a partir das observações feitas durante o estágio obrigatório realizado em uma escola Municipal ... -
A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação entre educadores e educandos nos anos iniciais através de pesquisa qualitativa, onde o ambiente escolar será fonte direta de estudo, por meio de ... -
A importância do afeto em sala de aula
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O texto tem como foco a concepção da afetividade assim como a autoestima do aluno, um assunto que vem sendo visto por determinados profissionais da educação como o caminho para o alcance de bons resultados escolares e, por ... -
A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência da afetividade e a sua importância para o estabelecimento de boas relações, assim como os benefícios que ela pode proporcionar junto às práticas pedagógicas ... -
KANHGÁG AG TÝ VÉNHKARÁN MÚ FACED, MÚ HÁ HAG JÁ AG TÓG MA-a construção de um novo caminho : o acesso indígena a FACED
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso analisa de que maneira acontece o processo de acolhimento do aluno indígena no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os objetivos ... -
O lúdico e a interdisciplinaridade em sala de aula
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa é fruto da minha inquietação quanto à presença do lúdico em sala de aula como mobilizador de um trabalho interdisciplinar. Tenho como objetivo refletir sobre a contribuição do lúdico na elaboração de um ... -
Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]A partir da minha experiência como professora durante o estágio curricular, surgiu o interesse em problematizar e discutir alguns dos dilemas docentes que enfrentei ao assumir o comando de uma turma de jardim A, com dezoito ... -
Nas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivo
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]As experiências de estágio curricular e mini-práticas, realizadas ao longo do curso, despertaram em mim a necessidade de aprofundar um tema apontado de forma recorrente em meus relatórios: a relação professor-aluno. Neste ... -
As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho investiga a importância e as significações da afetividade na relação do professor com o aluno. Tem como objetivo analisar e refletir as lembranças e memórias que são narradas num contexto universitário, por ... -
O processo relacional entre o professor e o aluno
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho objetiva mostrar que a aprendizagem pode ocorrer de maneira mais significativa a partir do momento em que o desejo de aprender e de ensinar passa a fazer parte do processo. Quando há a existência de vínculos ... -
O professor e o processo de escrita como criação
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva identificar os processos de subjetivação dos alunos dos anos iniciais através da escrita e da linguagem e o professor neste processo. Os estudos desenvolvidos foram acerca do ...