• Ensino de matemática com o uso das TIC 

      Souza, Daiane de Oliveira de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A proposta de TIC na escola é antiga, afinal os computadores estão nos laboratórios de informática da escola, mas a questão é: todos os professores estão preparados para esse tipo de aula? Os softwares que serão analisados ...
    • A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional 

      Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta uma experiência de utilização do Software Linux Educacional no processo de ensino e aprendizagem de uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada participante pôde construir novos ...
    • O jogo digital: a matemática na 4º série do Ensino Fundamental 

      Schmitt, Viviane Peccin (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho é o resultado de um estudo sobre o uso do jogo digital, na quarta série do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada, no segundo semestre de 2012, com alunos de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, ...
    • O jogo digital como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem 

      Nunes, Fabiane Paim Pimentel (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho pretende refletir sobre a importância de se utilizar jogos em ambientes escolares como ferramentas de auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Destacando o uso dos jogos interativos na prática ...
    • Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização 

      Pizarro, Estela Maria Belloli (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta monografia é uma pesquisa qualitativa que objetiva demonstrar a importância dos jogos digitais no processo de alfabetização. Existem inúmeros métodos de alfabetização, onde cada docente busca utilizá-los de maneira ...
    • Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental 

      Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa e apresenta o relato de experiência da utilização de três jogos digitais matemáticos em uma turma de 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Barão de Santo Ângelo ...
    • Jogos digitais na aprendizagem 

      Benedetti , Neci Biasin (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esse trabalho aborda a importância da utilização dos jogos digitais no ensino fundamental. A ideia para este tema surgiu a partir do curso de Pós-Graduação Mídias na Educação, oferecido pela Universidade Federal do Rio ...
    • Jogos interativos : contribuição na alfabetização 

      Dorigan, Daniela (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho foi elaborado a partir da relevância e da contribuição das mídias em relação ao processo de alfabetização como prática social e vital, e procurou refletir sobre alfabetização e o uso dos jogos interativos ...
    • Jogos no ensino das ciências e a neuroeducação na educação básica 

      Oliveira, Cristina Schuch de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem a intenção de discutir sobre as possibilidades metodológicas da aplicação de conceitos da neurociência aliadas a utilização dos jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem na área das ciências ...
    • Jogos pedagógicos digitais na educação do campo 

      Gheller, Silvete Teichmann (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O uso das tecnologias nas escolas se amplia cada vez mais nesse novo cenário do século XXI, pois com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano. As informações chegam com maior intensidade ...
    • Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias 

      Silva, Maria Elisabete Bonatto Da (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura mostrar a importância e a contribuição dos laboratórios de matemática, o uso de materiais pedagógicos e os jogos digitais como uma metodologia inovadora na aprendizagem da matemática. Mostra os materiais ...
    • O lúdico na aprendizagem : jogos pedagógicos através de mídias 

      Lemos, Mara Rejane Cortes (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente pesquisa bibliográfica e de campo, insere-se nos estudos sobre aprendizagem do ensino através de mídias. A pesquisa foi desenvolvida por uma abordagem qualitativa e quantitativa, no Colégio Estadual Professor ...
    • Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola 

      Gaelzer, Lisandra (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho busca apresentar qual a visão que os professores têm da Mesa Educacional Alfabeto e que uso fazem dela no cotidiano da sala de aula. Assim, apresenta referencial teórico que embasa o uso das tecnologias na ...
    • Mídias e educação: aprendizagem significativa 

      Silva, Taciana Velho Da (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Essa pesquisa propôs como tema o uso das mídias na educação para promover aprendizagem significativa, por ser uma temática muito abrangente, foi delimitada no uso de filmes e jogos de videogame como recurso pedagógico para ...
    • Potencial dos jogos educativos como ferramentas de apoio ao ensino da infectologia 

      Silva, Carlos Eugenio (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A infectologia é área das ciências da saúde que se ocupa com o efeito dos agentes causadores de doenças sobre o homem e os aspectos relacionados à sua transmissão, abrangendo desde simples partículas protéicas (príons) até ...
    • Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística 

      Lucchesi, Ivana Lima (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A pesquisa apresentada refere-se à produção de objetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Contempla uma investigação realizada com um grupo de quatorze alunos do Ensino Técnico em Administração de uma escola pública ...
    • Uso de jogos educacionais no processo de ensino e de aprendizagem 

      Fernandes, Naraline Alvarenga (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Os jogos sempre fizeram parte da vida do ser humano e na infância eles são mais significativos, pois é através deles que a criança se relaciona com o mundo que a cerca. Na sociedade moderna cada vez mais os jogos invadem ...
    • O uso de jogos virtuais aplicados ao currículo de biologia do ensino médio 

      Freitas, Cristiane Janssen de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho teve como objetivo analisar jogos virtuais utilizados como complemento dos estudos de biologia do currículo no ensino médio. Em um primeiro momento há um referencial teórico enfatizando legislação, ...
    • Uso do computador na educação infantil : análise do uso de jogos educacionais computadorizados 

      Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho é constituído por uma análise sobre o uso dos jogos educacionais computadorizados na educação infantil e a importância do jogo no processo ensino-aprendizagem. Para a realização deste trabalho, foram realizadas ...
    • O uso dos games no cotidiano escolar das crianças 

      Santos, Maria Goreti Toledo dos (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Através de um apanhado sobre a trajetória dos jogos está sendo apresentado este estudo que visa analisar o envolvimento das crianças com os games e o impacto causado na vida destes jovens que vai desde simples diversão ...